Siga-nos!

mejor hora para salir a correr

Qual é a melhor hora para ir correr?

Conteúdo

Nos últimos anos é bastante habitual encontrar runners pela rua em qualquer momento do dia. Afinal, muitas são as pessoas que praticam exercício quando os seus horários o possibilitam, sendo que nem sempre é possível fazê-lo quando é mais recomendável.

Mesmo assim, saber a melhor hora para ir correr permite-nos tentar adaptar a nossa prática quando for possível. E é sempre importante ter em conta que, embora um momento do dia seja melhor, tal não quer dizer que praticar running dentro de outra franja horária seja prejudicial para a saúde.

Que tipo de exercício praticam os runners?

Correr é um exercício aeróbico muito popular em Portugal. Quando realizamos este tipo de desportos, o corpo obtém a energia de que necessita mediante a queima de hidratos e gorduras. Para o fazer, precisa de oxigénio, algo que beneficia o sistema cardiovascular.

Os objetivos mais habituais quando se praticam desportos aeróbicos são aumentar a resistência e perder gordura e, objetivamente, o mais recomendável é realizá-los durante a manhã. O motivo? Ativa-se o metabolismo desde cedo para o manter alto durante o resto do dia.

Qual é, pois, a melhor hora para ir correr?

Oficialmente poder-se-ia dizer que as primeiras horas do dia são as melhores para praticar running. Para além de ativar o sistema endócrino, libera-se endorfinas e areja-se a cabeça, fazendo com que estejamos de bom humor durante todo o dia.

No entanto, como referíamos antes, pode ser complicado ir correr de manhã. Por isso, é recomendável parar para pensar nos benefícios que acarreta o running nas diferentes fases do dia desde outro ponto de vista.

Vantagens de correr de manhã

Durante as primeiras horas da manhã, a luz do amanhecer pode fazer com que seja difícil distinguir um runner na estrada. Uma t-shirt de cor chamativa ajudar-te-á a correr de forma mais segura enquanto beneficias das vantagens que este momento do dia oferece:

  • É fácil ser constante, uma vez que há menos possibilidades de um imprevisto te fazer mudar de planos.
  • Por não estar cansado, terás mais vontade de praticar exercício.
  • Conseguirás energia para todo o dia.
  • Durante o verão a temperatura é a mais adequada para fazer desporto.

Camiseta sin mangas Tenth para hombre

Vantagens de correr ao meio-dia

O sol está no seu ponto mais alto ao meio-dia, pelo que correr por zonas com sombra e vegetação e utilizar uns calções de tecido transpirável é uma boa combinação para evitar o calor excessivo. Apesar de tudo, muitos são os benefícios de ir correr ao meio-dia:

  • Pode ser uma boa forma de descansar a meio do dia, o que ajudará a libertar tensões acumuladas de manhã e enfrentar a tarde com maior frescura.
  • O corpo está preparado para trabalhar com todo o seu potencial, uma vez que tem mais reservas e ainda não está cansado.
  • É o momento adequado para realizar corrida de alta intensidade.

Short de running Nike 10K para mujer

Vantagens de correr de tarde-noite

O frio pode ser uma das principais preocupações no momento de ir correr ao fim do dia. Não te esqueças de levar um corta-vento cómodo que te permita realizar movimentos com liberdade e desfrutar destes benefícios:

  • É a melhor forma de te relaxares depois de um dia intenso de trabalho e, se não for excessivamente tarde, ajudar-te-á a dormir melhor.
  • Os músculos e as articulações sofrerão menos, pois a temperatura corporal é mais alta.
  • Reserva esta franja horaria para treinar a resistência e a velocidade.

Cortavientos de training Tenth Move para mujer

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!