Siga-nos!

beneficios del baloncesto para la salud

Principais benefícios do basquetebol para a saúde

Conteúdo

O basquetebol é um desporto que desperta paixões em todo o mundo, mas que também oferece inúmeros benefícios para a saúde. Quais são os principais benefícios do basquetebol? A Décimas explica-lhe!

10 benefícios do basquete 

Compilamos 10 benefícios do basquetebol para a saúde física, mental, emocional e social que o convencerão de que o basquetebol é o melhor desporto para si.

1. Desenvolve a força muscular

Uma das principais vantagens de jogar basquetebol é o facto de permitir desenvolver os músculos, tanto da parte superior como inferior do corpo, uma vez que se lança bolas para os cestos, apanha ressaltos, realiza passes, faz saltar a bola e o corpo está em constante movimento.

2. Ajuda a queimar calorias

O basquetebol é um desporto em que é preciso estar sempre em movimento. Isto acelera o seu metabolismo e permite-lhe queimar calorias. Com uma alimentação saudável, é o desporto perfeito para manter o peso ideal.

.

3. Fortalece a estrutura óssea

O movimento constante envolvido na prática do basquetebol incentiva a formação de novos tecidos, o que melhora a nossa estrutura óssea e, por conseguinte, a saúde dos nossos ossos. Isto também melhora a nossa condição física geral.

4. Melhora a coordenação

O basquetebol melhora as nossas capacidades motoras porque exige uma grande velocidade e agilidade, bem como uma coordenação muito boa. Com a prática, o basquetebol ajuda-nos a sincronizar as mãos e os pés enquanto passamos a bola sem sequer olhar para ela.

5. Aumenta a resistência

O basquetebol é um desporto que promove a capacidade pulmonar e a limpeza das vias respiratórias, o que contribui para um aumento da resistência, outro dos grandes benefícios do basquetebol para a saúde.

6. Aumenta os reflexos

Outra capacidade que pode desenvolver quando joga basquetebol é a rapidez de reflexos. Este desporto exige muita agilidade, tanto nos movimentos como na tomada de decisões, o que se traduz no desenvolvimento desta capacidade.

7. Protege o sistema cardiovascular

Um dos principais benefícios do basquetebol para a saúde é o facto de proteger o sistema cardiovascular. Trata-se de um exercício muito completo, que combina resistência com movimentos laterais, corrida, saltos, etc. Isto aumenta o fluxo sanguíneo e fortalece o coração, protegendo assim a nossa saúde e reduzindo o risco de doenças cardíacas.

8. Aumenta a concentração

Para jogar basquetebol, é preciso manter um ritmo acelerado e manter os olhos na bola. Ter de prever os lançamentos dos adversários, defender o cesto ou fazer passes precisos exige um elevado nível de concentração para poder tomar decisões rápidas e precisas.

9. Aumenta a confiança

O basquetebol é um desporto em que a disciplina é essencial para ser competitivo. Isto leva ao desenvolvimento da autoestima e da auto-confiança, que não só é útil no campo, mas também na vida.

10. Reduz o stress e a ansiedade

Finalmente, entre os muitos benefícios do basquetebol, podemos destacar que este desporto ajuda a reduzir o stress e a ansiedade. Quando praticamos desporto, libertamos endorfinas, que são as hormonas da felicidade e do bem-estar. Assim, teremos uma mente mais saudável, o que se traduz numa melhor saúde geral.

Todos estes benefícios do basquetebol fazem deste desporto uma das principais modalidades do desporto adaptado, sobretudo entre as pessoas com limitações de movimento na parte inferior do corpo. Mesmo que jogue basquetebol numa cadeira de rodas, pode beneficiar das vantagens que enumeramos ao longo deste texto.

Noticias destacadas

Categorías

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!