Siga-nos!

recuperar figura postparto

Dicas para recuperar a silhueta após o parto

Conteúdo

Recuperar a silhueta após o parto não é tão fácil como as celebridades fazem parecer. É preciso ser paciente e disciplinada e ter em atenção que cada mulher tem tempos de recuperação diferentes. A sua saúde e a saúde do seu bebé são o mais importante. Por isso, a Décimas partilha algumas dicas sobre como voltar a estar em forma após a gravidez.

Quanto tempo leva para recuperar a silhueta após o parto?

Após o parto, as mães precisam de tempo para recuperar. Este período, conhecido como puerpério ou pós-parto, dura entre 6 e 8 semanas, aproximadamente. É o que vulgarmente se designa por quarentena e é uma fase em que ocorrem várias alterações físicas, psicológicas e emocionais até que o corpo volte ao seu estado anterior à gravidez.

Mas, para além destas alterações hormonais, cada mulher tem o seu processo. Quanto tempo é necessário para voltar a estar em forma depois do parto? De acordo com os especialistas, mais de 5 semanas. No entanto, são necessários entre 4 e 6 meses para que os órgãos internos voltem à sua posição anterior. E, se estivermos a falar do pavimento pélvico e da perda de peso, a recuperação pode demorar um ano ou mais.

Isto varia consoante o tipo de parto, uma vez que os cuidados necessários para um parto vaginal não são os mesmos que para um parto por cesariana. Por este motivo, o mais importante é seguir os conselhos do ginecologista, bem como fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável.

O que fazer para recuperar a silhueta após o parto

Para recuperar a sua silhueta após o parto, o melhor a fazer é confiar em profissionais que a guiarão ao longo do processo e seguir sempre as suas instruções. Como recuperar a sua silhueta após o parto?

Gravidez ativa

Manter-se ativa durante a gravidez é essencial para recuperar a sua silhueta após o parto. Existem muitos exercícios para mulheres grávidas: caminhada, ioga, aeróbica… Cuidar de si e controlar o seu peso facilitará a sua recuperação após o parto.

Paciência e constância

Não espere ter a barriga lisa das influencers no dia seguinte ao parto. O seu corpo precisa de tempo para voltar ao normal. Com perseverança e paciência, os resultados virão. Não tenha pressa e siga os conselhos do seu médico quanto aos prazos.

Alimentação saudável e hidratação

Uma alimentação saudável é sempre essencial, sobretudo depois de ter o seu bebé. Pode fazer uma dieta pobre em gorduras, supervisionada pelo seu médico, mas deve fazê-la no momento certo. Quando pode começar a recuperar a forma física após o parto? Recomenda-se que comece a partir do sexto mês após o parto, altura em que o seu metabolismo acelera e as suas hormonas começam a estabilizar. No entanto, não é aconselhável enquanto estiver a amamentar.

Beber muita água também ajuda a acelerar o seu metabolismo e a eliminar as toxinas, permitindo-lhe queimar mais rapidamente a gordura armazenada.

Exercício suave

Para recuperar a silhueta após o parto, o exercício é essencial. Mas deve fazê-lo de forma saudável e progressiva, ou seja, com exercícios suaves:

  • Cardio. Caminhar durante 30 a 40 minutos por dia ajudá-la-á a habituar-se ao exercício novamente após o parto. Se o seu médico permitir, nadar ou andar de bicicleta também são bons exercícios.
  • Abdómen. Para recuperar esta parte da sua silhueta, pode fazer exercícios hipopressivos, agachamentos frontais, abdominais e outros exercícios semelhantes para reduzir a barriga.
  • Pavimento pélvico. Exercitar esta zona após o parto é muito importante. Existem muitos exercícios úteis, especialmente se fizer ioga ou Pilates.
  • Peito. Trabalhar os peitorais ajudá-la-á a recuperar esta zona, pois a flacidez do peito devido ao aumento de volume é quase inevitável. Pode fazer flexões ou flexões com pesos, que o ajudarão a fortalecer estes músculos.

É muito importante que pratique apenas o desporto que o seu ginecologista lhe indicar em cada momento. Se tiver dúvidas, consulte o seu médico.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pós-parto pode avaliar o estado do seu pavimento pélvico e do seu core após o parto. Este profissional indicar-lhe-á os exercícios a fazer para tonificar os seus músculos pouco a pouco. Quer tenha dado à luz por via vaginal ou por cesariana, a sua ajuda é essencial para recuperar mais rapidamente a silhueta após o parto.

Artículos de Dicas para recuperar a silhueta após o parto

Noticias destacadas

Categorías

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!