Siga-nos!

niñas en el fútbol rompiendo barreras

As raparigas no futebol: a romperem barreiras

Conteúdo

Nos últimos tempos, o futebol feminino em Portugal tem ganhado cada vez mais destaque. De acordo com o Portugal Football Observatory, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), desde a temporada 2012/2013, houve uma subida de 132% no número de jogadoras de futebol e futsal. Isto é, de 6.520 para 15.113 em 2022/23!

Além disso, a época passada registou um aumento de 77% na quantidade de clubes com jogadoras inscritas, relativamente à época de 2012/2013. Ainda no mesmo período, a quantidade de equipas jovens no futebol feminino mais do que quintuplicou!

De facto, jogadoras como Jéssica Silva, Kika Nazareth e Carole Costa servem de inspiração para milhares de raparigas que têm paixão pelo futebol. Por isso, hoje a Décimas aprofunda-se nos benefícios do futebol para as raparigas!

Habilidades fundamentais no futebol para raparigas

Vamos partir do princípio de que o futebol é um desporto com muitos benefícios durante a infância, quer se trate de um rapaz ou de uma rapariga. Que habilidades são desenvolvidas com a prática deste desporto?

  • É um desporto de equipa, que favorece o desenvolvimento da personalidade e proporciona bem-estar físico e emocional às crianças.
  • É uma atividade que envolve muita corrida, pelo que desenvolve a capacidade pulmonar, melhora o sistema imunitário e fortalece os músculos e os ossos.
  • O jogo envolve saltar e desviar-se dos adversários, pelo que as mudanças de velocidade aumentam a agilidade, a reação e a capacidade de decisão.
  • Seguir a bola, especialmente quando esta está no ar, desafia as crianças a estimarem velocidades e distâncias.
  • Melhora o equilíbrio e a postura.
  • Previne o excesso de peso e melhora a capacidade cardiovascular.

Portanto, no futebol, as raparigas e os rapazes adquirem competências importantes para o seu desenvolvimento e reforçam capacidades que podem ser aplicadas noutros aspetos das suas vidas.

É importante notar, no entanto, que o trabalho de equipa, a disciplina, o conhecimento tático e a qualidade técnica não dependem do género.

A promover a igualdade no futebol infantil

Ver raparigas a jogarem futebol é cada vez mais habitual. O desporto rompe barreiras e promove a igualdade de género desde a infância.

A participação das mulheres no desporto elimina estereótipos e promove a inclusão tanto no futebol amador como no profissional. O talento e o crescimento no futebol não têm género!

Portanto, a fim de promover a igualdade e atrair as raparigas para o futebol:

  • É necessário dar visibilidade ao futebol feminino.
  • Evitar falar de desportos de rapazes ou de raparigas e de cores de rapazes ou de raparigas (há equipamentos de futebol de raparigas e de rapazes sem distinção).
  • Praticar desporto em família promove a inclusão.
  • As experiências desportivas aproximam as raparigas e os rapazes destas atividades.

Treinamentos e jogos para raparigas

Um aspeto importante quando se fala de futebol de raparigas e rapazes é que, como já dissemos, não é necessário distinguir por género, mas sim por idade. Cada fase de desenvolvimento e crescimento é diferente em termos de habilidades e capacidades.

Dito isto, se adaptarmos o treino a esse fator, podemos desenvolver as capacidades futebolísticas das raparigas e dos rapazes com várias sessões de treinos e jogos.

Treinos para melhorar as habilidades no futebol

Quais são os melhores treinos para desenvolver as capacidades futebolísticas das crianças? Eis alguns exemplos:

  • Driblar cones em corrida para aprender a driblar em jogo.
  • Passes na parede para aumentar os reflexos.
  • Rematar com o primeiro toque, o que irá melhorar o controlo, a postura e a capacidade de decisão.
  • Controlar e passar.
  • Fazer rondos.
  • Fazer mudanças de direção e cruzamentos.

Dicas para pais e treinadores

Quando as raparigas e os rapazes se iniciam no futebol, é importante compreender que estão a aprender. Ou seja, não vamos ver a nova Jéssica Silva ou o novo Cristiano Ronaldo no primeiro dia. Sendo assim, como devem agir os pais e os treinadores?

  • Dar o exemplo. Transmitir valores como o compromisso e a disciplina.
  • Mostrar interesse. Perguntar à sua filha ou ao seu filho sobre os seus progressos e não apenas sobre os seus resultados.
  • Deixá-los escolher. Não lhes imponha o futebol, faça-os gostar dele!
  • Tenha uma atitude positiva. Encoraje e apoie, mas não critique nem insulte.
  • Faça o seu papel. Os pais são pais e os treinadores são treinadores.

A melhor maneira de incentivar o gosto pelo futebol nas raparigas e nos rapazes é deixá-los à vontade para que se divirtam e desfrutem do jogo!

Noticias destacadas

Categorías

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!