Siga-nos!

yoga nidra

Yoga Nidra para dormir: conheça todas as suas vantagens

Conteúdo

Dos diferentes tipos de yoga que existem, há uma modalidade ideal para aqueles que procuram melhorar o seu descanso. Trata-se do yoga Nidra, que para além de o ajudar a dormir, tem muitas vantagens para o corpo e a mente. Descubra-as com a Décimas!

 

O que é o yoga Nidra?

O Yoga Nidra ou sono iogue é uma antiga técnica indiana que consiste numa meditação guiada que leva a um estado de consciência entre a vigília e o sono.

 

Para praticá-la, deve utilizar uma narração de fundo enquanto descansa. Guiado por esta narração, o praticante é capaz de alcançar um estado de relaxamento profundo.

 

Exige, portanto, a presença de um instrutor para fornecer indicações visuais e de relaxamento durante um período de vinte minutos a uma hora.

 

O Yoga Nidra é um dos tipos de yoga mais relaxantes. É por isso que a meditação guiada de yoga Nidra é utilizada para dormir.

 

Vantagens de praticar yoga Nidra

O Yoga Nidra leva o corpo a um estado de relaxamento profundo e isto tem muitos benefícios tanto para o corpo como para a mente do praticante. Por exemplo?

 

    • A meditação Yoga Nidra para o sono é uma fonte de saúde física através da melhoria do sono.
    • Fortalece o sistema imunitário, reduzindo as tensões do corpo.
    • Melhora a saúde do coração e do sistema nervoso ao melhorar a variabilidade da frequência cardíaca.
    • O Yoga Nidra para a ansiedade é ótimo porque ajuda a reduzir o stress.
    • Melhora o desempenho cognitivo, tanto pela redução do stress e da ansiedade como pela melhoria do repouso, o que melhora a memória e previne o défice cognitivo.
    • Melhora a neuroplasticidade, ajudando a mudar a atividade e a estrutura física do cérebro.
  • Melhora a auto-estima e a confiança.
  • Melhora a atenção.
  • Bom para aliviar a dor crónica.

 

Além disso, o yoga Nidra é adequado para todos porque não envolve posturas complicadas e não requer muita dedicação, pelo que é fácil incorporá-lo na nossa vida diária.

 

Esta prática ajuda-nos a aprender sobre nós próprios e as nossas emoções. E cada dia mais e mais pessoas praticam o yoga Nidra devido aos seus numerosos benefícios físicos, mentais e emocionais.

 

Como fazer yoga Nidra para dormir profundamente

Como dizemos, o yoga Nidra para dormir é altamente recomendado e não é difícil de praticar. É adequado para todos, incluindo crianças e adultos. Como é feito?

 

  1. Deite-se numa posição confortável (pose de cadáver ou savasana) e relaxe o seu corpo.

2.Pense na sua intenção, ou seja, o seu desejo neste momento ou na sua vida em geral. A isto chama-se Sankalpa.

3.Mova a sua consciência através do seu corpo, seguindo as indicações do seu guia, que lhe dirá para prestar atenção a certas partes do seu corpo a fim de relaxar.

4.Experimente os opostos, também sob a orientação do instrutor. Ser-lhe-á pedido que sinta calor e frio, leveza e peso, etc.

5.Visualize pensamentos ou emoções escondidos ou reprimidos. Isto está no seu subconsciente.

6.Abra a sua mente a pensamentos e sugestões positivas para fortalecer o seu Sankalpa.

 

Uma vez concluído o processo, o seu guia dar-lhe-á instruções para terminar a sessão com o seu despertar, após o que deverá sentir um profundo relaxamento e paz interior.

 

Geralmente, recomenda-se a prática de yoga Nidra nas primeiras horas do dia mas, quando o objetivo for relaxar para adormecer melhor e dormir confortavelmente, é ideal fazê-lo à última hora do dia, pouco antes de ir para a cama.

 

A desvantagem é que no yoga Nidra é necessário seguir a voz de um instrutor, mas pode praticá-la com um guia e, uma vez aprendido o processo, orientar-se a si próprio para dormir melhor.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!