Siga-nos!

tecnicas-prevenir-lesiones-deportivas

Técnicas para prevenir lesões desportivas

Conteúdo

As lesões no desporto estão presentes em qualquer disciplina, seja em terra ou na água. As lesões que decorrem da inexperiência podem ser evitadas, visto que são consequência de uma prática inadequada ou desajustada com o nosso nível. Na Décimas ensinamos algumas técnicas para prevenir lesões desportivas.

Importância da prevenção de lesões desportivas

É muito importante aprender a prevenir lesões desportivas para que os nossos músculos e articulações não sofram mais do que deveriam.

No desporto, mesmo entre os amadores, as exigências são cada vez maiores, o que leva a riscos desnecessários dos quais nos podemos arrepender mais tarde.

A prevenção de lesões desportivas deve ser parte integrante do próprio treino para evitar dores, problemas de mobilidade, etc.

Como prevenir lesões desportivas

muitas formas de prevenir as lesões desportivas e é importante tê-las em consideração, porque cada uma tem um papel a desempenhar. Preste atenção a estas orientações sobre como prevenir lesões desportivas:

  • Aquecer antes do exercício. Tem de preparar o seu corpo para o esforço que vai fazer, independentemente da leveza do exercício que vai realizar. Pode começar com uma corrida suave e alguns alongamentos durante cerca de 15 minutos para oxigenar os músculos. Isto também o ajudará a ganhar flexibilidade.
  • Alongar-se após o exercício. Quando submete o seu corpo a um grande esforço, deve alongar-se no final para se descontrair. A falta de flexibilidade é a origem de muitas lesões. Por isso é preciso dedicar tempo a todos os grupos musculares se quiser evitar dores – e não se esqueça de fazer exercícios de mobilidade articular!
  • Utilizar o equipamento correto. Cada desporto requer um equipamento específico. Os ténis que usa para correr não têm nada a ver com os que utiliza no futsal. O tipo de terreno e a intensidade do exercício influenciam na escolha do calçado, se quiser evitar lesões.
  • Prestar atenção à técnica. Uma má técnica é o prelúdio de uma lesão. Quando começa a praticar um desporto, deve aconselhar-se com especialistas que lhe darão indicações sobre a técnica correta para dar o seu melhor sem que o seu corpo sofra. A prevenção das lesões desportivas começa por saber como praticar corretamente cada modalidade.
  • Não forçar. O seu corpo envia-lhe sinais quando está cansado ou quando precisa de uma pausa. É preciso ouvi-lo e progredir pouco a pouco. Forçar-se a si próprio só vai levar a dores e lesões que poderia evitar. E, se precisar de se recuperar, faça-o ao seu próprio ritmo. A pressa não vai ajudar em nada.
  • Hidratar o corpo. Não é uma parvoíce. Beber água é muito importante durante o exercício, porque perde muitos líquidos e, se não os repuser, o seu corpo não estará nas melhores condições e acabará por se lesionar.
  • Fazer uma dieta saudável. Já deve ter visto isto em muitos atletas profissionais: uma mudança de dieta é fundamental para evitar lesões e melhorar o seu desempenho. Uma alimentação saudável e equilibrada fornece os nutrientes de que o seu corpo necessita e facilita a recuperação após o exercício.
  • Cuidar do seu corpo. As massagens são ideais para prevenir lesões porque servem para oxigenar o corpo. E, claro, o descanso é essencial após o exercício. Se “castiga” o seu corpo com uma rotina de exercícios exigente, deve também cuidá-lo para que depois sofra o mínimo possível.

Como vê, está muitas vezes ao seu alcance evitar lesões. Basta aplicar as técnicas corretas e os conselhos que damos na Décimas para que o seu corpo não sofra. Dessa forma, o seu desempenho também será melhor.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!