Siga-nos!

nadar mas rapido

Como nadar mais rápido: os melhores exercícios para praticar

Conteúdo

O domínio da técnica e do treino é o caminho certo para melhorar a nossa habilidade na água. Como nadar mais rápido sem se cansar? Que erros não devemos cometer? Na Décimas, ensinamos-lhe a nadar melhor com alguns conselhos simples.

Erros mais comuns ao nadar

Será que sabemos mesmo nadar? A diferença entre alguém que “se desenrasca” na natação e um nadador avançado ou profissional reside no domínio da técnica para nadar mais depressa. Mas, por vezes, cometemos erros que podem ser muito recorrentes:
  • O comprimento da braçada é demasiado curto. Isto impede-nos de gerar um impulso suficiente para nos movermos e, portanto, torna-nos mais lentos.
  • Perdemos o alinhamento do eixo do corpo. Sem uma postura correta, nadamos muito mais devagar. Isto pode ser causado pela flexão do pulso ao mergulhar as mãos na água ou por nadar com a cabeça numa posição forçada, por exemplo.
  • Não fazemos uma batida de pernas. A propulsão apenas com a força da braçada, sem utilizar as pernas, faz-nos perder velocidade.
  • Temos uma técnica de respiração incorreta. Ou porque escolhemos o momento errado para respirar ou porque seguramos a respiração antes de mergulhar a cabeça na água.
  • Uma má coordenação entre a parte superior e inferior do corpo, que nos fará nadar de forma menos eficiente e, portanto, mais lenta.
  • Uma má posição dos pés aquando da execução do nado de pernas. Devem mover-se para cima e para baixo, estar totalmente estendidos e sem flexionar os pés.
  • Não realizar o movimento de perna a partir da anca. Isto reduzirá a nossa força e o nosso movimento será mais curto e, por conseguinte, mais lento.
  • Não ter consciência do nosso nível. Devemos adaptar a nossa técnica às nossas possibilidades e características.
  • Não utilizar o equipamento correto. Os fatos de banho largos tornam-nos mais lentos. Já os fatos de banho mais apertados permitem-nos nadar mais depressa. Além disso, a touca de silicone facilita a nossa deslocação.

Nada-se mais rápido no mar ou na piscina?

Podemos pensar que é mais difícil nadar em águas abertas do que numa piscina porque as ondas podem oferecer uma resistência que nos impede de nadar mais depressa.No entanto, a água salgada é mais densa do que a água doce e oferece uma melhor flutuabilidade. Isso faz com que, teoricamente, seja mais fácil nadar no mar do que numa piscina.

Como nadar mais rápido sem se cansar: técnicas e conselhos

Em muitas ocasiões, o que nos impede de nadar rápido é o facto de nos cansarmos durante o exercício. Por isso, na Décimas oferecemos-lhe alguns conselhos para melhorar a sua técnica e evitar este problema. Como nadar mais rápido sem se cansar?
  • Dê um pontapé superficial. Os pontapés fortes ou rápidos não o ajudarão a aumentar a sua velocidade. A perna deve estar completamente direita e o pé, como se estivesse na ponta dos pés. Exerça força a partir das ancas e terá uma melhor propulsão.
  • Endireite os joelhos. Não dê pontapés a partir desta parte do corpo. Se dobrar demasiado esta articulação, irá forçar a partir daí e perderá estabilidade.
  • Alinhe a cabeça com o corpo. Temos tendência a pôr a cabeça de fora e a incliná-la para longe das costas, o que nos torna mais lentos. É complicado, mas é preciso aprender a nadar com os olhos virados para baixo.
  • Aprenda a coordenar a sua respiração. Inspire a cada dois ou três movimentos de braços, mas sempre para um lado. Se nadar de bruços, aprenda a fazê-lo sempre que a sua cabeça sair da água. Respirar bem ajuda-o a cansar-se menos e a nadar mais depressa.
  • Utilize os acessórios necessários. Um fato de banho justo, uma touca de silicone e até umas barbatanas facilitarão o impulso e a rapidez da natação.
Nadar bem e mais depressa não é fácil. Por isso, o mais importante neste desporto é a prática.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!