Siga-nos!

8 ejercicios de movilidad articular

8 exercícios de mobilidade articular

Conteúdo

Sabia que fazer exercícios de mobilidade articular pode ser muito benéfico para a nossa saúde? Aqui propomos várias atividades que o irão ajudar a sentir-se melhor fisicamente.

 

O que é a mobilidade articular?

A mobilidade articular é a capacidade de mover uma articulação numa determinada direção através da sua amplitude de movimento.

Esta capacidade de movimento que as nossas articulações apresentam não deve causar dor. Além disso, deve estar ligada à flexibilidade muscular e à amplitude do movimento articular.

Trata-se de uma prática essencial para a nossa saúde física e, portanto, os exercícios de mobilidade articular e os alongamento são tão importantes.

A mobilidade articular de cada pessoa é bastante diferente, pelo que varia em função do sexo, idade, tipo de atividade física realizada diariamente etc.

 

Quais são os exercícios de mobilidade articular mais recomendados?

Um estilo de vida sedentário e a passagem do tempo (a idade não perdoa!) podem fazer com que as nossas articulações percam mobilidade. Por isso é fundamental realizar exercícios de mobilidade articular para aquecer o nosso corpo e para nos sentirmos em forma. Aqui vão alguns exemplos muito úteis:

 

  1. Pescoço: Faça movimentos de cabeça para cima e para baixo, flexionando e alongando o pescoço, de forma suave e controlada. Movimentos circulares da cabeça também podem ser realizados.
  2. Ombros: Pode levantar os ombros e trazê-los para trás e para frente simultaneamente. Também poderá cruzar os braços e fazer movimentos circulares, para frente e para trás.
  3. Cotovelos: Flexionar e enticar os cotovelos é um dos exercícios de mobilidade articular mais básicos e necessários.
  4. 4. Cintura: Faça movimentos de rotação do tronco, suavemente. Também poderá esticar o tronco para os lados.
  5. 5. Pulsos: Pode levantar os braços e dobrá-los atrás da cabeça. Também pode cruzar os braços sobre o peito e alongar até que as pontas dos dedos toquem as costas. Além disso, faça movimentos circulares em ambas as direções, e faça flexões dorsais e palmares para ganhar mobilidade.
  6. Pernas: Há muitos exemplos de exercícios de mobilidade articular para aquecer as pernas, como agachamentos, elevação de pernas, abertura de pernas, etc.
  7. Tornozelos: a rotação do tornozelo é um exercício muito útil, sobretudo quando consegue puxar ao máximo as pontas dos pés em direção à sua cabeça.

 

A todos estes exercícios dinâmicos de mobilidade articular pode adicionar outros para melhorar a saúde dos seus joelhos, costas, quadris, etc. Os alongamentos prolongam-nos a vida!

Beneficios ejercicios de movilidad articular

 

Benefícios dos exercícios de mobilidade articular

Os exercícios de mobilidade articular irão ajudá-lo a se sentir melhor no presente e no futuro. É mesmo um investimento a longo prazo! Veja todos os seus benefícios:

 

  • Terá mais energia.
  • Sentirá que é mais fácil recuperar-se após o exercício.
  • Melhorará a sua capacidade de se locomover.
  • Poderá evitar lesões.
  • Eles o ajudarão a relaxar e reduzir o stress.
  • Eles fortalecem os seus músculos e ajudam a libertar a tensão.
  • Corrigirá as más posturas corporais.
  • Reduzirá o risco de doenças futuras, como a osteoartrite.

 

Afinal, vale ou não vale a pena investir alguns minutos do seu dia a fazer exercícios de mobilidade articular? 😊 

 

Por quanto tempo devo fazer exercícios de mobilidade articular?

Como se exercitar? Certamente já está a pensar que afinal não tem tempo para fazer exercícios de mobilidade articular, não é? A verdade é que só precisa de dez minutos diários para melhorar a sua mobilidade.

Se por acaso tiver mais tempo, sempre poderá realizar estes exercícios por 30 ou 40 minutos, afinal, eles são muito benéficos para a saúde! Esqueça os problemas na lombar, a falta de flexibilidade e outros desconfortos físicos. Faça e veja por si próprio os benefícios destes exercícios diários! 

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!