Siga-nos!

Yoga integral qué es y cómo se realiza

Yoga integral: o que é e como fazer

Conteúdo

De todas as modalidades de yoga existentes, o yoga integral é uma das mais completas e simples de praticar. É adequada para todos porque as suas posturas são fáceis de executar e estão focadas no bem-estar do praticante, priorizando sempre a sua saúde mental e espiritual. Quer melhorar o seu bem-estar? A Décimas explica como fazer este tipo de yoga e que benefícios tem para si. Vai adorar!

O que é o yoga integral?

O yoga integral é uma modalidade que integra diferentes técnicas a nível físico, mental e espiritual. É conhecido como ‘yoga curativo’ e combina vários métodos tradicionais do yoga original com o objetivo de desenvolver harmoniosamente todos os aspetos do ser humano e avançar para a libertação (samadhi).

Várias posturas ou asanas são utilizadas no yoga integral, assim como exercícios respiratórios (pranayama) e práticas de cura (kriyas).

O yoga integral mobiliza todos os recursos disponíveis (mente, corpo, alma) através de várias técnicas de yoga para alcançar uma vida feliz, pacífica e saudável.

Esta variante do yoga tem origem no sul da Índia e foi desenvolvida por Shri Aurobindo (mestre, poeta e filósofo de yoga) e por Mirra Alfassa.

Benefícios do yoga integral

O “yoga que cura” foi introduzido como base para muitas terapias e programas de saúde, devido aos seus muitos benefícios:

    • É adequado para todos. O seu objetivo é o bem-estar, pelo que não se trata de alcançar a perfeição nas posturas, uma vez que estas são muito acessíveis a todos.
    • Ajuda a libertar tensões corporais e emocionais, ajudando-o a tomar consciência de si próprio e a sentir-se melhor.
    • Melhora a sua relação com o ambiente e com os outros.
    • Ajuda a desenvolver força e flexibilidade nos músculos e nos ossos.
  • Melhora o equilíbrio.
    • Acalma a mente, melhorando a capacidade de concentração, aliviando o pensamento e libertando cargas emocionais.
  • Ajuda a gerir experiências e sentimentos.
    • Corrige a postura corporal e alivia as dores nas costas.
    • Reduz o stress e a ansiedade, e ajuda a reduzir os sintomas da depressão.
  • Aumenta a função pulmonar.
  • Melhora a circulação sanguínea e oxigena o corpo.
  • Melhora a auto-estima e ativa o pensamento positivo e o otimismo.
  • Energiza e rejuvenesce o corpo.

Para aqueles que não sabem como começar a praticar yoga, escolher esta modalidade pode ser uma grande ideia porque é fácil de praticar e tem muitos benefícios a todos os níveis. Já viu todas as suas vantagens!

Posturas do yoga integral: como começar a praticá-lo?

O yoga integral inclui várias posturas e asanas. Uma aula básica combina e conecta posturas, relaxamento, respiração e meditação.

Não há um padrão específico de posições ou sequências de posturas de yoga, mas apresentamos uma sequência que lhe pode servir de exemplo:

  1. Comece com a ativação do prana ou energia.
  2. Segue-se a saudação ao sol ou surya namaskar.
  3. São executadas asanas ou posturas de yoga.
  4. Relaxamento.
  5. Meditação.
  6. Encerramento com uma abordagem filosófica.

É de notar que no yoga integral não há um foco físico específico, porque está centrado no mental e espiritual. As aulas são conduzidas em voz muito baixa para assegurar o relaxamento do praticante.

A chandra namaskar ou saudação à lua no yoga integral envolve uma série de movimentos energéticos do corpo, feitos respeitosamente para alcançar calma, quietude e serenidade. É feito como parte do aquecimento e tem muitos benefícios físicos, mentais, psíquicos e espirituais, e por isso é fundamental para esta modalidade de yoga.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!