Siga-nos!

entrena al fallo entrenamiento

Treino até a falha: este tipo de treino é bom?

Conteúdo

Cada vez mais adeptos do crossfit escolhem treinar até a falha, uma técnica que permite aumentar o volume muscular, mas que requer uma execução correta para evitar inconvenientes. Este tipo de treino é bom? Como fazê-lo corretamente? Siga os conselhos da Décimas!

O que é o treino até a falha?

A falha muscular é o ponto em que o músculo trabalhado já não pode realizar mais repetições na sua fase positiva ou concêntrica. Neste ponto, o músculo é incapaz de executar a ação que lhe estamos a pedir, pois terá atingido o limite do esforço.Com base nisso, podemos dizer que o treino até a falha muscular consiste em realizar o maior número possível de repetições dentro de uma série, até já não podermos mais repetir.Claro que, até atingirmos este número máximo de repetições, teremos sempre de manter a técnica do exercício e o peso. O nosso limite estará no ponto em que já não podemos oferecer a mesma eficiência e intensidade, porque o nosso músculo está fatigado.Por norma, as rotinas de exercício até a falha são feitas com um peso maior e não nos indicam o número de repetições a serem realizadas. Ou seja, devemos fazer a quantidade de repetições que o nosso corpo aguentar.

É bom treinar até a falha? Vantagens e desvantagens

Treinar até a falha obriga-o a aumentar o nível de exigência nos treinos se quiser obter os resultados desejados. Isto é bom ou mau? Depende! Tudo tem vantagens e desvantagens.

Vantagens

Se fizer os exercícios corretamente, terá muitos benefícios no treino até a falha:
  • Poderá aumentar o volume de massa muscular e, portanto, o seu nível de força;
  • Permite-lhe preparar os seus músculos para grandes esforços;
  • É favorável para um bom desenvolvimento muscular;
  • Serve como um estímulo para a reativação muscular.

Desvantagens

O principal objetivo do treino até a falha é a hipertrofia (aumento muscular), mas isto também pode levar a algumas contra-indicações:
  • Distensões musculares podem ocorrer devido à agressividade do treino;
  • Contraturas musculares e tendinites podem aparecer;
  • Pode levar a uma fadiga elevada;
  • Não é recomendado para principiantes, embora em teoria seja válido para todos;
  • O metabolismo catabólico pode predominar.
Tudo isto indica que, para tirar o máximo proveito do treino até a falha, a execução deve ser supervisionada por um profissional, para que possa continuar a executar os exercícios de forma autónoma.

Dicas para o treino até a falha muscular

O primeiro conselho para treinar até a falha muscular é contar com o apoio de um profissional. Mas também deve considerar:
  • Melhor um de cada vez. Trabalhar cada músculo individualmente em cada exercício. Se quiser trabalhar grupos musculares, irá cansar todo o seu corpo.
  • Não exagere nos treinos. Este é um dos principais perigos desta técnica. Por isso é muito importante planear a sua rotina.
  • Se é principiante, evite este tipo de treino. A rigidez excessiva e a falta de experiência irão expô-lo a mais lesões, e não poderá alcançar o verdadeiro objetivo deste treino.
  • Não é um treino para sempre. Os peritos acreditam que não é aconselhável treinar até a falha durante mais de 12-14 semanas. Depois disso, é preciso modificar a sua técnica de exercício.
  • Não é recomendado para quem quer trabalhar a força explosiva porque o seu objetivo é na direção oposta.
É importante conhecer o seu limite e aceitá-lo. Se treinar até a falha e exceder este limite, as lesões não vão demorar a aparecer. Se o seu músculo disser que já chega, oiça-o! Seguir os nossos conselhos para principiantes para começar a treinar crossfit ajudá-lo-á a treinar corretamente.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!