Siga-nos!

ayuno intermitente

Tipos de jejum intermitente: benefícios e recomendações

Conteúdo

Provavelmente já ouviu falar de jejum intermitente e de todos os benefícios que tem para o controlo de peso. Mas sabia que existem diferentes tipos de jejum intermitente? Na Décimas explicamos-lhe como funcionam e quais as vantagens que cada um deles tem para o seu corpo.

Que tipos de jejum existem?

O jejum intermitente é um regime alimentar que, juntamente com uma restrição calórica adequada, pode ajudar a perder peso. Envolve períodos alternados de jejum e alimentação que podem variar consoante a frequência com que se ingere ou não alimentos. Que tipos de jejum para perda de peso existem?

Jejum intermitente 5:2

Trata-se de jejuar durante dois dias por semana e seguir uma dieta normal nos outros cinco dias.

Neste tipo de jejum intermitente, há várias questões fundamentais a ter em conta:

  • Os dois dias de jejum nunca devem ser consecutivos.
  • Não se trata de um jejum total, mas de uma redução de calorias para 25% das normalmente consumidas.
  • É útil para perder peso, desde que se siga uma dieta saudável.
  • Nos cinco dias sem jejum, não se pode comer sem limites!

O lado bom desta dieta é que não há alimentos proibidos, mas só é recomendada para pessoas que tenham experiência anterior com dietas de jejum intermitente.

Jejum intermitente 12:12

Entre os tipos de jejum intermitente, o jejum 12/12 baseia-se no jejum de doze horas por dia, ou seja, só se come de doze em doze horas.

Este método pode ser adequado para principiantes, uma vez que se pode tomar o pequeno-almoço às 8-9 da manhã e jantar às 8-9 da noite, pelo que se notará menos o jejum.

Este método permite-nos manter a massa muscular, regenerar a nossa saúde intestinal e compreender melhor o nosso corpo.

Jejum intermitente 16:8

Entre todos os tipos de jejum intermitente, o 16/8 é o mais popular. Consiste em jejuar durante 16 horas e consumir alimentos durante as restantes 8 horas do dia.

O principal benefício desta dieta é que o nível de açúcar no sangue é regulado porque o pâncreas é aliviado da sua função de produção de insulina e, além disso, a queima de gordura corporal é acelerada, pelo que perderá peso de forma mais eficiente se a combinar com exercício físico adequado. Mas cuidado com o exercício com o estômago vazio!

Também pode beber bebidas sem calorias durante o jejum, como água, café ou chás de ervas.

Naturalmente, durante as refeições deve ingerir proteínas de boa qualidade para evitar a perda de massa muscular.

Jejum intermitente 18:6

Neste modo, jejua-se durante 18 horas e come-se durante as 6 horas restantes.

Deve jantar cedo, saltar o pequeno-almoço e comer tarde (por volta das 14:00 ou 15:00). Por conseguinte, é muito importante manter-se hidratado durante as horas de jejum.

Com este tipo de jejum intermitente, os alimentos consumidos devem ser cuidadosamente controlados para que a dieta seja equilibrada e nutritiva. As pessoas com tendência para tonturas ou distúrbios alimentares não devem optar por este tipo de jejum.

Jejum intermitente 20:4

Este tipo de jejum intermitente consiste em jejuar durante 20 horas, o que significa que só se come uma vez por dia ou duas pequenas refeições.

É muito rigoroso, pelo que é necessário planear muito bem o que se come para garantir que não irão faltar nutrientes na dieta.

Ainda, este jejum não é recomendado sem antes consultar um médico.

Jejum de um dia por semana

Consiste em não comer nada durante um dia inteiro por semana. Tem de se comer uma refeição normal e não voltar a comer até ao dia seguinte.

Quais são os seus benefícios? Acelera a perda de gordura, reduz a inflamação e aumenta a capacidade antioxidante do nosso corpo.

Jejum de dias alternados

Neste caso, o jejum total é efetuado em dias alternados da semana. Por exemplo, às terças e sextas-feiras.

No dia de jejum, come-se uma única refeição normalmente e não se consome nenhum alimento durante 24 horas.

Para começar, é melhor fazê-lo apenas num dia da semana. E é importante saber que este método implica a perda de massa muscular e requer aconselhamento especializado.

Como escolher o tipo de jejum adequado

O melhor jejum intermitente é aquele que lhe permite atingir os seus objetivos enquanto cuida da sua saúde. Por isso é importante aconselhar-se com um especialista se quiser experimentar este tipo de dieta.

Em todos os casos, diz-se que o melhor jejum intermitente é o jejum 16/8 porque é o que oferece mais benefícios para a perda de peso.

Existem também outros tipos de jejum intermitente, como o 14/10. É tudo uma questão de adaptar o jejum às suas necessidades.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!