Siga-nos!

tipos-tacos-futbol-elegir

Tipos de chuteiras de futebol e como escolher

Conteúdo

Como sabe, existem diferentes tipos de chuteiras adaptadas às necessidades dos jogadores e que se adequam ao seu conforto e ao terreno em que jogam. Mas como escolher as chuteiras certas? A Décimas ajuda-o a distinguir as chuteiras para que possa comprar as que precisa.

Importância de escolher as melhores chuteiras de futebol

Escolher mal as suas chuteiras não significa apenas ser o centro das atenções a cada vez que deslizar no terreno, mas ainda sofrer uma lesão.

Uma má escolha das chuteiras pode causar dores e até lesões graves, por exemplo, em caso de uma queda. Para evitar estes problemas deverá conhecer as diferenças entre alguns tipos de chuteiras de futebol.

Ao tomar uma decisão, deve considerar estes fatores:

  • O tipo de terreno em que está a jogar;
  • O material das chuteiras;
  • O seu dorso do pé (seja alto ou baixo);
  • A categoria em que joga.

Tipos de chuteiras de futebol de acordo com o terreno

O principal critério para escolher um tipo de chuteira de futebol é o terreno de jogo. Jogar em relva natural não é o mesmo que jogar em relva artificial, nem jogar em relva é o mesmo que jogar numa superfície lisa como a de futsal.

Em cada caso, as chuteiras terão solas com material, espessura e formas diferentes. E cada modelo deverá oferecer o maior conforto e a melhor aderência em cada terreno. Como devem ser as suas chuteiras?

Relva natural

As chuteiras para relva natural têm entre 8 e 14 pitões de diferentes comprimentos que permitem correr rapidamente e fazer curvas de forma confortável e segura, reduzindo o risco de queda.

São chuteiras mais versáteis porque também são recomendadas para relva artificial de terceira geração, mas o seu desgaste é maior devido à altura dos pitões.

Este tipo de chuteira é o mais utilizado por jogadores profissionais de futebol, mas menos utilizado por jogadores amadores.

Um truque: quando a relva estiver seca, utilize chuteiras com mais pitões (12-14) e, se a relva estiver húmida, é melhor usar botas com poucos pitões (6-8).

Relva artificial

As chuteiras para relva artificial devem ter muitos pitões. Devem também ser baixas e com uma forma arredondada, para dar maior estabilidade.

Isto também permite que as articulações (tornozelos e joelhos) sofram menos, uma vez que têm melhor tração ao virar.

Existem vários tipos de chuteiras para relva artificial:

  • Primeira geração (tapete).
  • Segunda geração.
  • Terceira geração.

Futsal

Quanto aos tipos de chuteiras utilizados no futsal, a principal característica é que este calçado deve ter uma sola plana.

Os jogadores amadores escolhem esta categoria por muitas razões: pelo preço, porque são as mais comuns nas lojas e porque são adequadas para superfícies pavimentadas, o que as torna adequadas para jogar na rua, em parquet, em lona, etc.

São botas com sola de borracha lisa, sem pitões, que oferecem maior velocidade e capacidade de deslizamento. Se escolher este tipo de chuteira, o nosso conselho é procurar uma sola mais grossa para diminuir o impacto no betão, de modo que as suas pernas, pés e articulações sofram menos.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!