Siga-nos!

¿Cómo elegir las botas de fútbol?

Como eleger as chuteiras?

Conteúdo

Eleger as chuteiras adequadas é fundamental para evitar lesões e estar cómodo durante o jogo. O terreno em que se joga, a forma do pé e a posição que se ocupa no campo são alguns dos aspetos a considerar na hora de escolhê-las.

Que chuteiras eleger de acordo com o campo de jogo

Nem todos os jogadores de futebol jogam na primeira divisão e têm, portanto, a possibilidade de pisar relvado natural em todos os seus jogos e treinos. A maioria dos jogadores, tanto profissionais como amadores, praticam futebol em campos com relvado artificial ou de terra.O primeiro aspeto a ter em conta na hora de comprar umas chuteiras deve ser o tipo de terreno em que se vai passar mais tempo a jogar ou a treinar.

Chuteiras para campo de terra ou tapete de relva sintética

Para jogar em campo de terra ou tapete de relva sintética deve optar-se pelas botas de Turf, que possuem solas de sulcos ou pitões de borracha curtos e muito juntos que possibilitam conseguir uma boa agarração em locais onde os típicos pitões de futebol não são eficazes.

Bota de fútbol Tenth Titanium Turf para hombre

Chuteiras para relvado artificial

As chuteiras com sola AG (Artificial Ground) têm os pitões em forma de cone, com a ponta de borracha para favorecer o amortecimento. Podem ser de 21 pitões ou de 13, que devem utilizar-se em campos muito parecidos ao relvado natural.

Chuteiras para relvado natural

Os sortudos que jogam em relvado natural podem calçar chuteiras com sola SG (Soft Ground) ou FG (Firm Ground) com pitões de borracha ou que combinem borracha e alumínio. Este tipo de chuteiras tem entre 6 e 12 pitões.A sola SG utiliza-se para relvado húmido e mole e costuma ser a escolha das grandes estrelas mundiais, enquanto que a sola FG se adapta bem a relva em qualquer estado.

Chuteiras multisuperfície

Para os que jogam tanto em relvado natural como em relvado artificial, a melhor opção são as botas multisuperfície ou MG (Multi Ground). Estas sapatilhas proporcionam uma agarração superior ao resto de modelos e podem utilizar-se para jogar, praticamente, em todas as superfícies.

Zapatilla de fútbol MG Nike Mercurial

Que chuteiras eleger segundo a forma do pé

Para comprar umas chuteiras não devemos considerar apenas o número do pé. A altura da gáspea e a largura da sapatilha são também fundamentais para que o calçado se adapte perfeitamente ao jogador e, assim, prevenir lesões:
  • A palmilha da chuteira deve ter a mesma largura que o pé.
  • A gáspea deve permitir que os dedos se flexionem ao correr.

Bota de fútbol Tenth Titanium AG para niño

Para além disso, para eleger a chuteira perfeita, devemos assegurar-nos de que tenha o peito do pé rígido e a sola flexível, que, além disso, deve dobrar-se à altura dos dedos e não pela metade.

Que chuteiras eleger segundo as necessidades do futebolista

Cada futebolista sente-se cómodo com um tipo de chuteira, o que, de modo geral, tem que ver com as exigências da sua posição no campo de jogo. De acordo com este princípio, as chuteiras classificam-se em três grandes grupos:
  • Chuteiras leves, que permitem correr a grande velocidade graças à sua boa tração, mas que protegem pouco o pé quando se chuta a bola.
  • Chuteiras reforçadas, perfeitas para chutar a bola com precisão, mas que são pesadas na hora de correr.
  • Chuteiras clássicas, que se adaptam perfeitamente ao pé porque são fabricadas com pele natural.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!