Quantos dias treinar por semana?

cuantos dias entrenar a la semana

Não tem a certeza de quantos dias por semana deve treinar? A sua rotina de exercício será determinada pelos objetivos que pretende atingir quando pratica desporto. A Décimas explica como deve definir o seu plano de treino para poder notar os resultados.

 

Quantos dias treinar na semana para ganhar massa muscular?

Cada pessoa tem objetivos diferentes quando pratica desporto: saúde, tonificação, musculação… Em cada caso, as sessões de treino serão diferentes.

 

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, só verá os resultados que procura se trabalhar arduamente. Isto significa, de acordo com os especialistas, que deverá trabalhar cada músculo duas vezes por semana. No entanto, isto não significa que só deve treinar dois dias por semana, mas que deve dedicar-se dois dias a cada grupo muscular que deseja trabalhar.

 

Quantos dias por semana para treinar abdominais ou pernas? Recomenda-se que dedique dois dias à parte superior do corpo e dois dias à parte inferior do corpo, e que acrescente mais dois ou três dias com exercícios de cardio em sessões curtas e de alta intensidade.

 

Parece-lhe muito? Não se preocupe. Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, mas sem fanatismo, então obterá bons resultados se dedicar de um a três dias por semana aos treinos.

 

E para perder gordura?

Outro objetivo comum dos praticantes regulares de exercício é a perda de peso. Se pretende perder peso, então os seus treinos precisam de ser diferentes, sempre com uma rotina de exercícios focada.

 

Para perder gordura com o treino, deve gerar um défice calórico, ou seja, é preciso consumir mais calorias do que ingerir. É claro que uma dieta saudável e equilibrada é essencial, mas os resultados não serão completos se não praticar desporto.

 

Então, quantos dias por semana deve treinar? Para perder peso, recomenda-se o treino de quatro a seis dias por semana. E, de acordo com os especialistas, deverá atingir 150 minutos de exercício de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade.

 

Convém treinar todos os dias da semana?

Quantos dias por semana é bom treinar? A resposta não é categórica. Treinar todos os dias não é bom nem mau. Depende simplesmente do tipo de exercício que faz.

 

Treinar demasiado pode aumentar o risco de lesões, mas se equilibrar os seus treinos alternando o tipo de atividade e intensidade, não fará mal treinar todos os dias.

 

No entanto, por muito que goste de praticar desporto, é aconselhável descansar pelo menos um dia por semana para permitir que o seu corpo se recupere. Então bom mesmo é treinar 6 dias por semana? Isto também dependerá de tudo o que foi dito acima.

 

Conselhos para escolher quantos dias treinar por semana

Se depois de tudo o que lhe dissemos ainda não tiver a certeza de quantos dias por semana deve treinar, saiba que não existe uma fórmula matemática. Por isso é importante seguir estas diretrizes:

 

    • Siga uma rotina de exercícios adequada aos objetivos a que se propõe.
    • A disciplina e a consistência são essenciais para atingir os objetivos.
    • Não se esqueça de que o seu corpo também precisa de descanso.
  • Combine os seus treinos com um descanso ativo.
  • Não fique obcecado em atingir um nível ou alcançar objetivos marcando tudo num calendário. Dê tempo ao tempo. 
  • Os seus treinos serão inúteis sem uma dieta saudável e equilibrada.
  • Varie as suas rotinas para não estagnar, combinando semanas mais intensas de trabalho com semanas mais leves.
  • Adapte os seus treinos aos objetivos que se propõe: perda de gordura, ganho de massa muscular, tonificação…

 

Tente tornar o seu plano de treino tão personalizado quanto possível e, se precisar de ajuda profissional, busque-a! Com certeza obterá melhores resultados do que se treinar por conta própria.

Be Sociable, Share!

Leave a Comment