Siga-nos!

como iniciarse en el yoga

Diferenças entre pilates e ioga: que desporto é melhor para si?

Conteúdo

O que diferencia o pilates do ioga? Afinal, são dois desportos que proporcionam bem-estar para o corpo e a mente mas, obviamente, não são exatamente iguais. Ensinamo-lo a diferenciar ambas as disciplinas para que possa escolher a que melhor se adapta aos resultados que pretende obter com os seus exercícios. 

Como escolher entre pilates ou ioga?

Vamos começar por diferenciar o ioga do pilates: 
  • O ioga é uma disciplina cujas origens remontam à Índia há mais de cinco mil anos. É uma técnica que conecta corpo, espírito e mente, usando posturas físicas, exercícios de respiração e meditação para melhorar a nossa saúde geral.
  • O pilates é um sistema de treinamento físico e mental desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates no início do século XX. Consiste numa série de movimentos controlados para fortalecer o corpo e a mente. Esta disciplina combina ioga com ginástica e balé, por isso reúne dinamismo, força muscular e controlo mental.
 Uma vez esclarecidos os conceitos, a sua escolha dependerá dos resultados que deseja obter. Faça a si próprio estas perguntas:
  • O seu corpo precisa de reabilitação?
  • Quer tonificar o corpo?
  • Pretende melhorar a sua saúde mental?
  • Quer se concentrar na sua espiritualidade?
 Para responder a essas perguntas, é preciso conhecer as diferenças entre pilates e ioga, os benefícios de cada disciplina e qual das duas atende melhor aos seus objetivos.

Benefícios de praticar pilates ou ioga

Tanto o ioga como o pilates trazem muitos benefícios para o nosso corpo e mente. Vejamos quais são as vantagens de cada um na tabela a seguir: 
Ventajas del IogaVentajas del Pilates
● Proporciona a sensação de paz de espírito● Melhora a postura e flexibilidade● Melhora a coordenação● Reduz a tensão arterial e a frequência cardíaca● Reduz o stress e ajuda-o a relaxar● Melhora a concentração● Liberta a ansiedade● Alivia a dor nas costas● Ajuda-o a dormir melhor● Reduz a ansiedade e a depressão● Ajuda na digestão● Melhora a autoconfiança● Melhora e corrige a postura corporal● Melhora a flexibilidade● Melhora a mobilidade articular● Ajuda a melhorar a respiração● Ajuda na recuperação de lesões● Aumenta a força do corpo● Melhora o equilíbrio e a estabilidade● Melhora o controlo sobre nosso corpo● Tonifica o corpo● Reduz o stress● Melhora a conexão mente-corpo● Adapta-se a diferentes níveis
 Como pode ver, ambas as práticas possuem diversos benefícios em comum. Mas há fatores fáceis de distinguir que nos ajudarão a escolher entre uma ou outra disciplina. Beneficios de practicar pilates o yoga 

Todas as diferenças entre pilates e ioga

A principal diferença entre ioga e pilates é que o primeiro tem um componente espiritual que o segundo não inclui. O ioga nasceu como uma forma de meditação, enquanto o Pilates foi pensado mais como uma forma de reabilitar o nosso corpo.O pilates também é praticado com uma série de máquinas e elementos que não são utilizados ​​no ioga. De resto, são disciplinas muito semelhantes que contribuem para o bem-estar do nosso corpo e da nossa mente. 

É melhor fazer ioga ou pilates?

Como dissemos, dependendo do objetivo que deseja alcançar, pode escolher entre o ioga ou o pilates. Mas estas disciplinas são totalmente compatíveis e complementares, pelo que pode sempre praticar ambas. Com o pilates irá fortalecer o seu corpo e adquirir equilíbrio. Com o ioga irá fortalecer o espírito e equilibrá-lo. Então porquê não ter o melhor dos dois mundos? Comece a praticar ioga e pilates e veja a melhoria na sua saúde física e mental.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!