Siga-nos!

Os principais benefícios da zumba

Os principais benefícios da Zumba

Conteúdo

Os inúmeros benefícios associados à prática da Zumba contribuíram para o “boom” desta disciplina lúdico-desportiva ao longo dos últimos anos. Uma das suas grandes vantagens é que se trata de uma modalidade apta para crianças, adultos ou idosos, para homens e mulheres, e que pode ser praticada tanto por pessoas em boas condições físicas como pelos estão apenas a começar a sua rotina desportiva. Portanto, neste artigo fazemos um breve resumo dos seus principais benefícios, relacionados com a saúde ou com aspetos mais gerais. Toma nota e une-te a esta forma tão divertida de fazer exercício!

Benefícios da Zumba para a saúde

Os benefícios para a saúde relacionados com a prática da Zumba são a razão principal pela qual muitos médicos e especialistas recomendam esta disciplina a pessoas de qualquer idade. A vantagem mais óbvia tem a ver com a grande quantidade de calorias que se perdem durante uma aula de Zumba, o que a converte numa modalidade ideal para os que querem perder peso.

Por outro lado, a Zumba ajuda a tonificar o corpo inteiro, pois é um exercício muito completo. As suas rotinas de treino estão pensadas para mover tanto os membros inferiores como os superiores: inclui movimentos de braços, ombros, abdominais e outros grupos musculares, que te permitirão dar à tua silhueta um aspeto proporcional e bem definido, em sintonia com as pernas e glúteos fortes.

Muitos especialistas também destacam os benefícios cardiovasculares da Zumba: ao ser um exercício de alta intensidade, eleva as pulsações e obriga o coração a trabalhar a um ritmo mais intenso, mantendo-o em plena forma.

Além disso, entre os seus benefícios mais surpreendentes está a estimulação da memória, pois uma sessão de Zumba envolve diferentes séries de movimentos corporais. O praticante, mantendo a concentração em todo o momento, deve esforçar-se por recordar cada passo. Portanto, trata-se de um exercício muito bom para o cérebro, que pode ajudar a prevenir doenças neurológicas, como é o caso do Alzheimer.

Por outro lado, a Zumba também é recomendada para trabalhar a coordenação, não só entre as diferentes partes do corpo, mas também com a música de cada sessão. Com esta modalidade vais adquirir qualidades dignas dos melhores atletas de ginástica rítmica ou de natação sincronizada!

Não menos interessante é o seu efeito anti-stress: durante uma aula de Zumba, não só se queimam calorias. Também se liberam endorfinas, as famosas ‘hormonas da felicidade’. É, por isso, uma boa maneira de eliminar as tensões resultantes do trabalho e da intensa rotina diária.

Outros benefícios desta disciplina

Além dos benefícios da Zumba relacionados com a saúde, existem outras vantagens de natureza mais geral que certamente também te vão convencer. Em primeiro lugar, trata-se de um exercício divertido: se gostas de música, vais ficar fascinado com este desporto, no qual o ritmo invade o corpo inteiro e que implica o movimento de cada músculo!

Além disso, a Zumba é uma atividade muito social. Embora se possa praticar sozinho e em casa, o mais habitual é juntar-se a um grupo com mais pessoas, guiadas por um monitor. E se é verdade que o trabalho é individual, já verás que durante a sessão se vivem momentos de autêntica cumplicidade com os colegas. E, claro, antes ou depois do treino, haverá momentos para conversar e interagir com os companheiros, e seguramente concluirão que têm muitas coisas em comum. Pelo menos uma: a energia e vitalidade necessária para se lançar num desafio como este.

Quanto ao equipamento não tens que te preocupar, dado que a prática de Zumba não implica a compra de material especial. Deves optar por roupa desportiva, confortável e respirável. Não é necessário que seja roupa quente, dado que este exercício é normalmente realizado em salas fechadas e bem aquecidas. Com umas boas sapatilhas de fitness e o clássico kit de ginásio (toalha, garrafa, etc.), terás mais do que suficiente para praticar este desporto.

Y más allá del equipamiento, la Zumba puede ser un deporte muy barato. O incluso gratis, si decides practicarlo en casa, frente a tu Smart TV, siguiendo las sesiones online dirigidas por monitores de YouTube.

Como ves, muchos son los beneficios de la Zumba, así que no te faltarán motivos para empezar hoy mismo con este entretenido ejercicio.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!