Natação na gravidez: conselhos para praticar

consejos natacion embarazo

Manter uma dieta saudável e equilibrada e fazer exercício – sempre com a supervisão de um médico – são hábitos muito saudáveis durante a gravidez. Mas que exercícios pode fazer e como fazê-los? Hoje a Décimas fala sobre a natação na gravidez. Siga os nossos conselhos para praticar este desporto corretamente.

É possível nadar durante a gravidez?

Se gosta de nadar, este é um desporto seguro para fazer durante a gravidez. A natação irá ajudá-la a manter-se ativa e a sentir-se confortável com as mudanças do seu corpo durante esta fase da vida.

A natação é um dos desportos mais benéficos para o nosso corpo, embora seja importante seguir uma série de diretrizes para minimizar os riscos.

Tenha em mente que nem todas as gravidezes são iguais, por isso é melhor consultar o seu médico para receber as orientações necessárias.

E no último trimestre?

Até que semana a mulher grávida pode fazer natação? Para além das mudanças físicas evidentes que uma mulher grávida experimenta, não há grandes diferenças entre nadar durante a gravidez no primeiro trimestre e nadar durante a gravidez no terceiro trimestre.

Pode usufruir de todos os benefícios desta atividade até ao último dia sem qualquer problema. De facto, nos últimos meses, a natação irá ajudá-la a sentir-se mais leve. Mas, como dito anteriormente, pratique este exercício sob supervisão médica.

Benefícios da natação na gravidez

A natação é um dos desportos mais completos e tem muitas vantagens para todos.

Mas quais são as vantagens da natação durante a gravidez?

  • Melhoria da circulação sanguínea, melhorando o funcionamento do coração e dos pulmões, pelo que ajuda a mulher grávida a sentir-se menos pesada, a reduzir o inchaço e a não reter líquidos.
  • Trabalha muitos grupos musculares, pelo que aumenta a força dos braços e pernas.
  • Fortalece ligamentos e articulações, ajudando a prevenir lesões e a evitar dores associadas à gravidez.
  • Ajuda a queimar calorias.
  • Aumenta a energia.
  • Melhora o sono.

Conselhos para praticar natação durante a gravidez

Para praticar a natação durante a gravidez, tenha em mente as seguintes dicas:

  • Nadar de costas é a forma mais recomendada de nadar durante a gravidez. Este estilo – o mais aconselhável no segundo trimestre – faz com que o feto sofra menos e ainda favorece a circulação sanguínea no feto.
  • Faça exercícios de aquecimento com alongamentos lentos para preparar o seu corpo para esta atividade.
  • Se não gosta de nadar de costas, pode fazer outros exercícios de natação para grávidas, tais como aquagym ou aquafitness. Os desportos aquáticos são muito benéficos.
  • A água temperada é ideal para nadar durante a gravidez, uma vez que as mudanças bruscas de temperatura podem afetar o seu metabolismo e o do seu bebé.
  • Nade de forma descontraída. Não precisa estar a competir, o que importa é sentir-se bem. Verifique o seu ritmo cardíaco enquanto está a nadar.
  • No primeiro trimestre, nade pelo menos 30 minutos por dia (o ideal é logo no começo do dia, mas evite entrar na água com o estômago vazio). Isto irá ajudar a combater as náuseas e dar-lhe-á mais energia.
  • No terceiro trimestre, o nado bruços é o mais indicado porque ajuda a esticar os músculos do peito. De facto, nadar de costas será mais desconfortável.

Siga estas e outras dicas sobre exercício durante a gravidez e manter-se-á forte e saudável, para que também o seu bebé assim esteja. Lembre-se de consultar sempre o seu médico para obter conselhos sobre como fazer exercício em segurança durante a gravidez.

E, claro, cuide também da sua dieta! Sabia que não precisa de comer por dois? Saiba mais no vídeo seguinte. Damos-lhe todas as chaves da dieta e do exercício físico durante a gravidez.

Leave a Comment