Siga-nos!

Guía de uso de bastones de trekking

Guia de uso dos bastões de trekking

Conteúdo

O trekking é uma modalidade a que cada vez mais aventureiros aderem, pois permite caminhar em espaços naturais como montanhas, florestas, rios e desfiladeiros. Como se trata de uma excursão intensa, nunca é demais contar com uma ajuda extra. Hoje, na Décimas, dizemos-lhe como utilizar corretamente os bastões de trekking.Vantagens de usar bastões de trekkingComo sabe, existem algumas diferenças entre a caminhada e o trekking, mas em ambas as modalidades existem muitas razões para utilizar bastões. Quais são os benefícios da utilização de bastões para a caminhada?
  • Reduzem o desgaste das articulações, nomeadamente dos joelhos.
  • Ajudam a ultrapassar obstáculos, tornando o terreno menos difícil.
  • Proporcionam equilíbrio e estabilidade ao caminhar.
  • Permitem ganhar força e velocidade ao caminhar.
  • Ajudam a melhorar a postura corporal.
  • Reduzem a fadiga muscular.
  • Permitem igualmente exercitar a parte superior do corpo durante as caminhadas.
  • São multiusos, algo que pode ser sempre útil na montanha.
Em suma, os bastões de caminhada e trekking não só ajudam a prevenir muitas doenças, como também podem ser um elemento de proteção pessoal.Como ajustar os bastões de trekkingO comprimento dos bastões que utiliza para fazer trekking é de extrema importância e depende não só da sua altura, mas também da utilização, do terreno e do tipo de atividade que vai realizar. Como ajustar a altura para uma utilização correta dos bastões de trekking?Multiplique a sua altura por 0,67 e arredonde o resultado para o múltiplo de 5 mais próximo (uma vez que os bastões de trekking são fabricados em comprimentos de 5 cm). Isto dar-lhe-á uma medida aproximada para o seu bastão.No entanto, deve ter em conta outros fatores, tendo sempre presente que, em terreno plano e com o bastão apoiado no chão, os seus braços devem formar um ângulo reto de 90 graus.Para regular a altura e fixar o seu bastão de trekking, deve utilizar o seu mecanismo de bloqueio. Por isso, quando comprar os seus bastões, certifique-se de que têm um acesso fácil, seguro e rápido, para que os possa utilizar sempre que precisar, mesmo com luvas.Note que existem bastões de trekking de comprimento fixo e bastões de comprimento ajustável (telescópicos), embora estes últimos sejam os mais recomendados porque, como sabe, pode haver um bastão ideal para cada pessoa.Como utilizar os bastões de trekkingCom tudo isto em mente, aqui ficam algumas dicas e truques para o ajudar a tirar o máximo partido dos seus bastões de trekking. Como utilizar os seus bastões de trekking?Em terreno planoEm terreno macio, é preferível utilizar bastões de tamanho maior, uma vez que estes se afundam quando apoiados no chão. Pode aplicar o mesmo conselho quando a atividade é exigente e utiliza os bastões para fins mais desportivos, porque o ângulo dos seus braços será menor e ganhará força para se impulsionar.Nas subidasSe o terreno for irregular e estiver a subir, é aconselhável reduzir o comprimento dos bastões. Faça-o em função da inclinação do terreno, para que o seu corpo fique na posição mais direita possível.Nas descidasEm terrenos com desnível, ao descer, é aconselhável aumentar o comprimento dos bastões. Tal como no caso anterior, deve fazê-lo de acordo com a inclinação do terreno, de modo a ter a postura mais correta durante a caminhada.E se estiver a caminhar por uma ladeira? Neste caso, o truque consiste em aumentar o comprimento do bastão na parte inferior da inclinação e diminuir o comprimento do bastão na parte superior.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!