Siga-nos!

Fazer exercício antes de dormir

Os benefícios de fazer exercício antes de dormir

Conteúdo

Com uma vida quotidiana repleta de obrigações, nem sempre é fácil encontrar espaço no dia a dia para praticar desporto. Por isso, há quem aposte por fazer exercício antes de dormir. É tão fácil como reservar alguns minutos antes de ir para a cama. Neste artigo, falaremos sobre os benefícios dessa prática, e também te daremos algumas ideias de exercícios para uma sessão de treino noturna bastante completa.

4 razões pelas quais deverias fazer exercício antes de dormir

Se é certo que esta é uma rotina praticada por muita gente, também são muitos os que consideram que este não é um método adequado para eles. Afinal de contas, trata-se de uma questão pessoal, e cada um deve tentar descobrir o que lhe funciona melhor, tendo em conta as suas necessidades em cada momento.

Ainda assim, aqui tens 4 razões que poderão convencer-te a adotar este hábito antes de dormir:

1. Ajuda a dormir melhor

Se tens problemas de insónia, é possível que praticar desporto imediatamente antes de dormir te ajude a adormecer mais rápido. Mas é aconselhável esperar cerca de 60 minutos desde que terminas os exercícios até ir para a cama, para que o corpo se relaxe gradualmente e se prepare para descansar. Da mesma forma, os exercícios de alta intensidade não são recomendáveis para essa hora do dia.

2. O risco de lesões é mais reduzido

Outra vantagem interessante dessa prática noturna é que o risco de lesões diminui consideravelmente. De manhã a musculatura ainda não atingiu o seu pico de atividade e reage a um ritmo mais lento. Mas à noite sucede precisamente o contrário, depois de um dia ativo e em movimento.

3. Diz adeus ao stress

Após um dia de stress e responsabilidades, nada melhor do que acabar o dia expulsando toda a tensão que tens acumulada no corpo. E não há nada como o desporto para liberar endorfinas, as chamadas hormonas da felicidade, associadas ao bem-estar e ao prazer.

4. Estás mais concentrado

No final do dia, há menos barulho e também se respira um ambiente de maior tranquilidade. Portanto, talvez estejas mais motivado e com mais energia para fazer frente aos exercícios. Se és dos que preferem sair de casa para correr, à noite terás a rua inteira só para ti.

Dicas para fazer exercícios noturnos

Numerosos estudos afirmam que quem faz exercício pouco antes de dormir desfruta de um descanso mais repousante do que aqueles que não praticam desporto. No entanto, para tirar proveito de todos os benefícios deste hábito, é conveniente seguir determinadas regras.

Em primeiro lugar, é aconselhável ser cuidadoso e fazer os exercícios com o vestuário adequado: isto inclui umas boas sapatilhas desportivas e roupa confortável, que não te impeça de realizar nenhum movimento, como um fato de treino ou umas leggings com uma T-shirt básica.

Em segundo lugar, é aconselhável comer alguma coisa antes de dormir, para recuperar os nutrientes perdidos durante o treino.

Além disso, como mencionámos anteriormente, deves deixar passar algum tempo desde que terminas a sessão até ao momento em que vais para a cama. Dependendo da intensidade dos exercícios que realizaste, poderás aumentar ou reduzir esse período de tempo. Geralmente, uma hora é suficiente. Mas se a sessão tiver sido um bocadinho mais dura que o habitual, aguarda pelo menos duas horas.

E não te esqueças de alongar sempre depois de treinar. Os alongamentos devem ser realizados imediatamente a seguir à prática de qualquer desporto. Assim, os músculos vão-se relaxando progressivamente e preparam-se para ir dormir.

Quanto aos exercícios a realizar, isso dependerá dos teus objetivos e do tempo que tiveres disponível. No entanto, uma rotina interessante para tonificar o corpo em 15 minutos inclui agachamentos (mas certifica-te de fazer os agachamentos corretamente), pranchas e lunges, por exemplo. Realiza 15 ou 20 repetições de cada exercício. Quanto aos agachamentos, se quiseres podes incorporar alguma variação, como os agachamentos com salto. Se tens um tapete de desporto à mão, também podes incorporar à tua sessão alguns abdominais e elevações das ancas (Hip thrust).

Mesmo se no teu dia a dia não encontras tempo para ir ao ginásio, certamente conseguirás reservar alguns minutos para fazer exercício em casa antes de dormir. Na Décimas encontrarás as roupas e acessórios desportivos de que precisas para tonificar o teu corpo da melhor maneira.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!