Siga-nos!

jogadas futebol

É obrigatório usar caneleiras no futebol

Conteúdo

Há alguns anos era muito comum ver futebolistas profissionais jogarem sem caneleiras, mas hoje em dia esta imagem é praticamente impossível de se ver. É obrigatório o uso de caneleiras no futebol? A Décimas explica o que dizem os regulamentos sobre este elemento e quais podem ser as consequências de não nos protegermos com caneleiras quando praticamos o nosso desporto preferido.

As caneleiras são obrigatórias no futebol?

O Regulamento de Equipamento da FIFA lista os artigos de vestuário e equipamento obrigatórios para as competições de futebol, incluindo as caneleiras. Portanto, sim, as caneleiras são obrigatórias no futebol, embora os regulamentos não estabeleçam limitações sobre o tipo de caneleiras a utilizar. Contudo, a equipa de arbitragem de cada jogo poderá proibir a utilização de certas caneleiras se as considerar perigosas. Que outras considerações fazem os regulamentos da FIFA sobre as caneleiras obrigatórias? 
  • Os jogadores da mesma equipa não são obrigados a usar as mesmas caneleiras, pelo que podem ser de diferentes fabricantes e de diferentes cores e modelos.
  • As caneleiras podem ostentar o nome e número de cada jogador, elementos que identificam a sua equipa ou outros elementos decorativos ou de marca, mas estes não podem ser vistos por fora das meias.
  • A publicidade de patrocinadores e as mensagens comerciais não podem ser usadas nas caneleiras.
 Em suma, é obrigatório jogar com caneleiras que cubram a canela e que estejam corretamente posicionadas para proteger esta zona da perna. Certificar-se de que não se movem muito e estão confortáveis. Por isso, ao comprá-las é importante escolher o tamanho certo para que se ajustem ao máximo à fisionomia de cada jogador.

O que acontece se não se usa caneleiras?

Como se trata de uma regra obrigatória, se um jogador não estiver a usar caneleiras e o árbitro notar, deve ser-lhe pedido que saia do campo para as vestir sob a condição de não regressar. O árbitro deve verificar se as caneleiras estão corretamente colocadas antes de permitir que o jogador volte a entrar no campo. Contudo, se o jogador se recusar a fazê-lo, a não utilização das caneleiras pode resultar em sanções para o jogador em questão, que pode ser expulso do jogo.

Função protetora

Para além das consequências regulamentares, as caneleiras são um equipamento essencial para a proteção e prevenção de lesões no futebol, especialmente lesões ósseas. O seu principal objetivo é evitar traumas ou fraturas, razão pela qual são um elemento de segurança essencial, mesmo durante o período de aquecimento no futebol. Algumas pessoas pensam que as caneleiras incomodam, são desconfortáveis ou mesmo dolorosas, mas as caneleiras devidamente ajustadas não fazem nada disso. Para evitar estes inconvenientes, estes elementos devem estar bem posicionados e não podem se mover, pelo que é aconselhável utilizar algum tipo de suporte ou meias compressivas para tornar a sua utilização segura, uma vez que um mau posicionamento ou uma escolha inadequada do tamanho pode ser perigoso. No geral, os fabricantes fazem caneleiras com algum tipo de material agradável ao toque. E para os jogadores profissionais, são geralmente feitas à medida para ficarem mais confortáveis. Dada a sua importância, recomenda-se a troca de caneleiras logo que se note que estão gastas, pois podem ser perigosas se não desempenharem plenamente a função para a qual são feitas. Verifique-as regularmente! 

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!