4 Benefícios de jogar padel

De certeza que alguma vez tiveste curiosidade por este desporto que tem cada vez mais adeptos. Em Portugal, há mais de 80.000 pessoas que o praticam e o número de clubes e pistas de padel tem vindo a crescer exponencialmente. Contamos, aliás, com jogadores que competem no circuito profissional World Padel Tour, a saber, Ana Catarina Nogueira, número 9, e Diogo Rocha, número 82 do ranking WPT. Também nos países vizinhos, o padel goza de bastante fama. Em Espanha, por exemplo, existem cerca de70.000 federados e o padel constitui a atividade desportiva mais praticada depois do futebol.

Mas, qual é a razão do sucesso deste desporto? Quais são os benefícios de jogar padel? Continua a ler e fica a saber.

 

Pelotas de pádel Head Pro

 

1- O padel é uma atividade saudável tanto física como mentalmente

Uma das formas de evitar uma vida demasiado sedentária é começar a praticar algum desporto. O padel é uma boa opção já que, para além de te manter em forma fisicamente, e evitar que passes demasiadas horas sentado, estimula a mente, especialmente à medida que vais aprendendo a técnica e estratégia de jogo. O facto de ser um desporto que se pratica a pares faz com que esta faceta do desporto ganhe cada vez mais importância à medida que aumentas o teu nível. Para além disso, o padel ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, pelo que é duplamente aconselhável depois de trabalhar, das aulas, ou simplesmente quando tiveres algum tempo livre.

 

Camiseta de pádel para hombre Head

 

 2 – É um desporto intergeracional

O padel vicia jogadores de todo o tipo: crianças, jovens, adultos… porque se pode começar a jogar mesmo não sendo um desportista consagrado em nenhuma disciplina. É, na verdade, uma das poucas práticas desportivas em que poderás ver famílias inteiras a jogar. Existem escolas para praticar em praticamente todos os clubes, nos quais treinam crianças, jovens e adultos, tanto na categoria masculina como na feminina. Não importa a idade nem se estás disposto a experimentar um jogo misto. A única coisa a ter realmente em conta no momento de jogar é que o nível dos quatro jogadores seja similar.

 

Pala de pádel de Dunlop

 

3 – O padel permite-te ampliar o teu círculo de amigos

Existem inúmeros clubes, escolas e campos municipais ou privados onde poderás começar. Pouco a pouco irás conhecendo pessoas tão interessadas no padel como tu. De repente, começas a inscrever-te em torneios, clínicas ou aulas e começas a saber mais acerca deste desporto e das inumeráveis competições para amadores nas quais te poderás inscrever. Viajar com os teus colegas de padel para competir é algo que, provavelmente, nunca pensarias que poderia ocorrer, mas que é, realmente, fácil de acontecer neste desporto.  Verás que, passado algum tempo, muitos dos teus contactos do telemóvel terão “padel” como sobrenome.

 

 

4 – O padel é um desporto que não requer muito investimento

Umas sapatilhas e uma raquete de padel. Estes são os dois elementos básicos que deves conseguir para jogar padel sem problema. As sapatilhas de padel devem ter uma sola rugosa, tipo espiga ou pontos, para nos manterem bem agarrados à pista, permitindo deslizamentos quando paras ou giras.

A raquete é o outro elemento fundamental. Elege uma raquete de padel que se adapte a ti, à tua força e tipo de jogo, controlo ou ataque. Aceita ser aconselhado por profissionais quando comprares a raquete, uma vez que tanto o seu peso como o seu material são importantíssimos para evitar lesões.

O resto é uma questão de gostos. O equipamento, por exemplo, deverá ser cómodo, transpirável e permitir mover-te livremente.

Poderá ainda ser interessante uma bolsa para guardar a raquete, as bolas, a garrafa de água e uma roupa extra para depois do jogo. Se tiver compartimentos ainda melhor, pois facilita ter todo o material organizado e preparado para usar.

 

 

Como podes ver, o padel é um desporto absolutamente divertido que está à espera que te decidas a praticá-lo.

 

 

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment