Siga-nos!

Entrenamiento invisible

Treino invisível: o que é e fatores chave

Conteúdo

Já ouviu falar do treino invisível? Este que o seu treinador não vê, mas que reflete no seu desempenho desportivo? A Décimas explica o que é este treino e quais são os fatores chave que influenciam na sua recuperação.

 

O que é o treino invisível?

O treino invisível são todas as práticas que, sem fazerem parte da nossa atividade física regular, influenciam o nosso desempenho desportivo.

É o resultado de todas as ações anteriores e posteriores ao exercício, e tem um impacto direto na nossa evolução desportiva, bem como nas nossas possíveis lesões.

 

Qual é a sua importância?

O treino invisível é tanto quanto ou mais importante do que o treino físico, a técnica e as táticas desportivas.

 

Estas atividades fora do próprio treino são o que nos permitem encurtar os períodos de recuperação, evitar sobrecargas e lesões, reparar as fibras musculares mais rapidamente ou mesmo os sistemas hormonais e os substratos energéticos necessários que se perdem durante o exercício.

 

Quando falamos de treino invisível, devemos ter em mente que ser atleta é um estilo de vida a ser mantido todos os dias, 24 horas por dia.

 

Relação entre o treino invisível e a supercompensação

A compreensão do princípio da supercompensação é essencial para definir o conceito de treino invisível.

Quando treinamos, o nosso corpo é submetido a uma carga de stress que causa fadiga e desgaste. Entre os treinos, precisamos de nos recuperar corretamente porque, se não o fizermos, teremos um cansaço acumulado que não nos permitirá ter um desempenho tão bom no próximo treino. Além disso, se não nos recuperarmos devidamente, corremos também um maior risco de lesões.

Nesta recuperação, após o esforço físico, precisamos de reduzir a inflamação dos nossos músculos e tendões, repor os nutrientes perdidos e libertar a tensão muscular.

 

Para tal, devemos ter em conta uma série de fatores chave que terão uma influência direta no nosso desempenho desportivo.

 

Treino invisível: exemplos e fatores chave

O treino invisível, como podemos ver, é de grande importância para o atleta. Diz-se que é o que diferencia um bom de um mau atleta.

Como dizemos, o treino invisível engloba diferentes fatores. Estes são os principais:

 

  • Alimentação. A dieta de um atleta influencia na sua capacidade de recuperação. Certamente conhece exemplos de atletas que, ao alterarem a sua dieta, melhoraram substancialmente o seu desempenho, deixando para trás lesões. Um bom exemplo é o futebolista Leo Messi!
  • Descanso. Obter a quantidade certa de sono é essencial para melhorar o desempenho desportivo através do reforço do sistema imunitário. Mas temos de considerar a qualidade do sono em vez do número de horas dormidas.
  • Hidratação. Não há nada como a água para os atletas. Consumir a quantidade necessária de líquido para recuperar os nutrientes perdidos irá ajudar-nos a ter um melhor desempenho no próximo treino.
  • Hábitos saudáveis. Parece uma tolice, mas a higiene diária após o exercício é um fator chave no nosso desempenho desportivo. Se não hidratarmos a nossa pele, escolhermos o calçado certo, aplicarmos creme nas zonas de fricção, cortarmos as unhas ou usarmos as meias adequadas, estaremos a colocar pequenas ‘armadilhas’ para o nosso corpo, de modo a que este não possa dar o seu máximo.

 

O treino psicológico, alongamento ou fisioterapia são outros fatores que influenciam o nosso desempenho desportivo. Porquê? Porque também ajudam o nosso corpo e mente a recuperar para o próximo esforço.

 

Já deve ter reparado que se não fizer alongamentos corretamente antes e depois dos treinos, o seu corpo não terá a mesma capacidade para se exercitar. E, consequentemente, a sua motivação e gestão do stress ficarão comprometidas.

 

É portanto o seu treino invisível de running que lhe permitirá melhorar o seu desempenho para além das corridas diárias. Porque o treino não se trata apenas de fazer desporto, trata-se de comportar-se como um atleta a todo o tempo.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!