Como treinar para nadar em águas abertas

Chega o Verão e o desejo de desfrutar do sol, do vento e da água ao ar livre. Para os amantes da natação é o momento perfeito para praticar o desporto de que mais gostam, de uma forma diferente, um pouco mais ousada.

Para nadar em águas abertas tem de estar bem preparado porque, mesmo que tenha muita experiência a nadar numa piscina, a força da água do mar é tão grande que pode pregar-lhe uma partida. Por esta razão, antes de vestir o fato de banho elástico, touca de banho e óculos de mergulho, treine bem o seu corpo para que este esteja na sua máxima capacidade.

Bañador de natación Tenth Print para hombre

Melhore a sua resistência

Uma boa forma física é essencial para nadar em águas abertas, para estar 100% preparado deve praticar exercícios aeróbicos para fortalecer tanto os músculos como o coração.

Pode seguir esta tabela básica de exercícios aeróbicos para nadadores:

  • Aquecimento: 10 minutos de natação em estilo livre.
  • Série 1: dois intervalos de 200 metros com um intervalo de 15 segundos.
  • Série 2: nadar 100 metros, 200 metros e 100 metros com 20 segundos de descanso.
  • Série 3: 50, 100, 200, 100 e 50 metros de intervalo com 10 segundos de descanso.
  • Série 4: nada 400 metros. Os 100 e 300 metros a 70% do seu ritmo cardíaco máximo, os 200 e 400 metros a 90%.
  • Série 5: nadar 100 metros respirando na terceira e quinta braçadas, descansar 60 segundos e nadar mais 100 metros respirando na segunda, quarta e sexta braçadas.

Aprenda a focar-se em si próprio

É importante que concentre a sua atenção nos movimentos que o seu corpo faz. Se você pensar noutra coisa ou deixar a sua mente em branco, o seu desempenho irá diminuir consideravelmente.

É altura de esquecer qualquer distração à sua volta, não pense em como flutua o fecho do seu fato de banho ou como se sentiu bem quando estava dentro de água. Concentre-se no exercício, pode concentrar-se na sua respiração, na técnica de cada golpe ou na posição da sua cabeça. Se tiver dificuldade em concentrar-se, basta contar o número de braçadas.

Bañador de natación Tenth Zipper Swimsuit para mujer

Cuide da sua alimentação

Durante a época de treino de natação em águas abertas deve cuidar da sua dieta para fornecer todos os nutrientes de que o seu corpo necessita, evitar lesões e manter-se hidratado. A sua dieta não deve faltar:

  • Alimentos ricos em hidratos de carbono como massa, arroz, leguminosas ou batatas para obter combustível.
  • Alimentos com proteínas como ovo, leite, peixo ou carne para obter energia.
  • Alimentos ricos em gorduras insaturadas para melhorar a resistência.

Se vai fazer uma longa viagem em águas abertas, deve tomar conta da sua alimentação durante o processo. Não se esqueça de parar para comer e beber a cada 45 minutos, o importante é que coma antes de sentir fome.

E como última dica, não treine sozinho na piscina, passe algum tempo a praticar no mar, pois as sensações do seu corpo e a resistência da água são completamente diferentes.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment