Regressar ao ginásio: conselhos e rotinas de treino

Volver al gimnasio consejos y rutina de entrenamiento

Seja por causa da pandemia, da falta de força de vontade, por causa das férias ou por qualquer outra razão, muitos de nós atravessamos longos períodos de inatividade em que deixamos de frequentar o ginásio. Mas como o desporto é uma parte importante e necessária para as nossas vidas, temos de regressar!

 

Todos nós temos dificuldade em voltar à rotina. Por isso a Décimas dá-lhe algumas dicas para facilitar o regresso ao ginásio. Tome nota!

 

Aspetos a ter em conta ao regressar ao ginásio

Como voltar ao ginásio depois de um mês de férias? A preguiça é inevitável porque o nosso corpo habitua-se rapidamente ao conforto, mas temos de deixar de arranjar desculpas e recuperar a motivação. Afinal, é pela nossa saúde! Como regressar ao ginásio e não morrer a tentar? Siga estas orientações:

 

  • Recupere a sua rotina desportiva pouco a pouco, aumentando progressivamente os seus esforços. Isto evitará a rigidez, as lesões e a fadiga excessiva.
  • Estabeleça objetivos, mas que sejam realistas. Todos nós temos uma motivação para ir ao ginásio, mas não podemos querer obter resultados logo à primeira semana. Com objetivos irrealistas, acabaremos por desistir logo de imediato.
  • Divirta-se! De nada serve voltar ao ginásio para sofrer. Escolha as suas aulas favoritas e os exercícios com que se sente melhor. Por vezes queremos levantar pesos repetitivamente para obter resultados visíveis, mas acabamos por nos aborrecer e desistimos.
  • Peça ajuda. Os instrutores do ginásio estão lá para o aconselhar, para lhe dar as instruções necessárias e para lhe dar uma ajuda quando não tem a certeza de que exercícios fazer ou de como os fazer, a fim de alcançar os objetivos que procura.
  • Faça de tudo um pouco. Musculação, exercícios aeróbicos, alongamentos… Tudo é importante para que o treino seja o mais completo possível.
  • Não se esqueça dos seus descansos! É bom retomar a sua rotina desportiva com entusiasmo, mas sem exageros. Descanse para que o seu corpo possa recuperar e assimilar melhor o trabalho realizado.

 

Como regressar ao ginásio depois de muito tempo?

Podemos ter-nos descuidado por mais tempo do que o desejado, mas é hora de recuperar o tempo perdido! E todos sabemos que não é fácil. Como voltar ao ginásio passado algum tempo?

 

  • O regresso deve ser feito aos poucos porque o seu corpo não está pronto para grandes esforços de repente.
  • É mais importante ser regular do que ser intenso. A intensidade será alcançada ao longo do tempo.
  • Trabalhe cardio, resistência e flexibilidade para evitar lesões e habituar o corpo à rotina.
  • O descanso é essencial para o seu corpo. Nunca se esqueça disso!
  • O aquecimento ao início e o alongamento ao final do treino são imprescindíveis.
  • Fazer exercícios de qualidade é mais benéfico do que fazer mais exercícios em quantidade.

 

Rotina para regressar ao ginásio

Quando regressamos ao ginásio após um tempo (seja ele qual for), o mais importante é a readaptação. Lembre-se de que o regresso é o período mais difícil, mas que isso logo se tornará a sua rotina. 

Siga estas dicas na sua rotina para regressar ao ginásio. Podemos estruturar a nossa primeira semana da seguinte forma:

 

  1. Primeiro dia. Trabalhe peitorais, costas, bíceps, tríceps, ombros e pernas com exercícios de duas a quatro séries de 12 e 8 repetições descendentes. Faça pausas entre séries de um minuto ou um minuto e meio.
  2. Segundo dia. Trabalhe pernas, peitorais e panturrilhas com quatro séries de 10 e 8 repetições em ordem decrescente. Descanse um minuto após cada série e depois trabalhe vários tipos de abdominais com quatro séries de até 15 repetições com descansos de um minuto.
  3. Terceiro dia. Descanse. Esta é a primeira semana do regresso ao ginásio e não deve empurrar a máquina.
  4. Quarto dia. Trabalhe pernas, ombros, bíceps, tríceps, peitorais e costas, com duas e quatro séries de exercício, fazendo 8 e 12 repetições em ordem decrescente. E descanse entre cada série por um minuto ou um minuto e meio.
  5. Quinto dia. Segundo descanso da primeira semana. Não se esqueça de ir aos poucos.

 

Com esta rotina, tudo o que tem de fazer é lembrar-se do que levar para o ginásio depois de todo este tempo. Afinal, acabaram-se as desculpas!

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment