Que levar ao ginásio: lista dos artigos indispensáveis

Como se de uma lista de compras se tratasse, neste artigo vamos indicar-te quais os artigos que deves levar sempre a um ginásio. Trata-se de uma seleção dos objetos indispensáveis que não podem faltar na mochila, seja qual for a tua rotina de treino. Por isso, toma nota e não te esqueças que no site da Décimas encontrarás toda a informação que necessitas.

que levar ao ginásio

Artigos imprescindíveis que deves levar ao ginásio

Para além dos teus objetos pessoais, no saco de desporto ou na mochila do ginásio não deveriam faltar os seguintes artigos:

  • Roupa confortável: é provavelmente a recomendação mais óbvia, mas muita gente esquece-se de levar uma peça de roupa alternativa, para poder trocar caso surja algum imprevisto. Ou seja, uma t-shirt respirável a mais, uns leggings de desporto extra, etc. Podes optar por uma peça de roupa semelhante à que levas vestida ou escolher algo diferente, para a eventualidade de encontrares umas condições distintas às esperadas. Por exemplo, leva uma camisola de manga curta e outra sem mangas, caso esteja mais calor do que o esperado no ginásio.

  • Recipiente com água: geralmente os ginásios são ambientes quentes, onde se transpira muito. Portanto, ter uma garrafa ao teu lado, seja com água ou com a tua bebida isotónica favorita, é uma garantia de que estarás sempre bem hidratado. Todos os ginásios têm habitualmente máquinas de venda automática ou cafetarias, mas se parares no meio da sessão para ir comprar esse tipo de bebidas, podes afetar o ritmo do treino.

  • Toalha: além da toalha de banho que usarás nos balneários depois da sessão, é aconselhável ter contigo uma pequena toalha de treino para limpar o suor do rosto, dos ombros ou das mãos. Será muito mais útil do que imaginas!

  • Fita de cabelo para o suor: é algo opcional, de acordo com o gosto de cada um. Mas tem em conta que notar o suor nos olhos pode ser realmente incómodo,  e isso pode acontecer tanto aos que têm o cabelo comprido como aos que o rapam com máquina zero. Por isso, uma fita na cabeça que funcione como uma barreira para a transpiração pode ser a tua melhor aliada.
  • As pulseiras para ginásio também podem ser de enorme ajuda para eliminar facilmente o suor da testa ou impedir que este chegue às mãos, pelo que pode ser outro aliado a considerar quando preparares o tuo saco de desporto.

A mochila de desporto que levarás ao ginásio dependerá do teu gosto e, principalmente, da quantidade e volume dos objetos que decides transportar. Se não queres carregar muito peso, um pequeno gymsack será mais que suficiente. Trata-se de um saco de tecido com alças em corda, específico para o ginásio, como o próprio nome indica. Se esta opção for muito pequena para ti, então deves considerar levar às costas uma mochila com uma capacidade de 20 a 30 litros, ou comprar um saco de desporto maior, para transportar ao ombro.

Outros artigos complementares

Obviamente, poderás acrescentar outros artigos a esta lista, de acordo com os teus gostos, necessidades e o tipo de exercícios que pensas fazer. Por exemplo, se vais levantar pesos com as mãos, deverias pensar em levar contigo umas boas luvas protetoras.

O telemóvel também é muito útil para os que preferem treinar “conectados”. Com uns auscultadores nos ouvidos poderás ouvir música enquanto praticas desporto, o que te mantém distraído. E com um relógio ou pulseira de fitness com monitor de atividade poderás controlar em cada momento as estatísticas da tua sessão. Este último conselho é particularmente útil se definiste um objetivo claro de repetições, uma frequência cardíaca máxima ou uma duração específica de treino, etc.

Pelo contrário, e para reduzir o peso do teu saco de desporto, poderás prescindir de outros acessórios de fitness que normalmente usas em casa, como o tapete de ginástica, fitas elásticas ou degraus para step… Não precisas de levar estes artigos ao ginásio, dado que já estão todos lá!

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment