Diferenças entre pilates e ioga: que desporto é melhor para si?

como iniciarse en el yoga

O que diferencia o pilates do ioga? Afinal, são dois desportos que proporcionam bem-estar para o corpo e a mente mas, obviamente, não são exatamente iguais. Ensinamo-lo a diferenciar ambas as disciplinas para que possa escolher a que melhor se adapta aos resultados que pretende obter com os seus exercícios.

 

Como escolher entre pilates ou ioga?

Vamos começar por diferenciar o ioga do pilates:

 

  • O ioga é uma disciplina cujas origens remontam à Índia há mais de cinco mil anos. É uma técnica que conecta corpo, espírito e mente, usando posturas físicas, exercícios de respiração e meditação para melhorar a nossa saúde geral.
  • O pilates é um sistema de treinamento físico e mental desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates no início do século XX. Consiste numa série de movimentos controlados para fortalecer o corpo e a mente. Esta disciplina combina ioga com ginástica e balé, por isso reúne dinamismo, força muscular e controlo mental.

 

Uma vez esclarecidos os conceitos, a sua escolha dependerá dos resultados que deseja obter. Faça a si próprio estas perguntas:

  • O seu corpo precisa de reabilitação?
  • Quer tonificar o corpo?
  • Pretende melhorar a sua saúde mental?
  • Quer se concentrar na sua espiritualidade?

 

Para responder a essas perguntas, é preciso conhecer as diferenças entre pilates e ioga, os benefícios de cada disciplina e qual das duas atende melhor aos seus objetivos.

Benefícios de praticar pilates ou ioga

Tanto o ioga como o pilates trazem muitos benefícios para o nosso corpo e mente. Vejamos quais são as vantagens de cada um na tabela a seguir:

 

Ventajas del Ioga Ventajas del Pilates
● Proporciona a sensação de paz de espírito

● Melhora a postura e flexibilidade

● Melhora a coordenação

● Reduz a tensão arterial e a frequência cardíaca

● Reduz o stress e ajuda-o a relaxar

● Melhora a concentração

● Liberta a ansiedade

● Alivia a dor nas costas

● Ajuda-o a dormir melhor

● Reduz a ansiedade e a depressão

● Ajuda na digestão

● Melhora a autoconfiança

● Melhora e corrige a postura corporal

● Melhora a flexibilidade

● Melhora a mobilidade articular

● Ajuda a melhorar a respiração

● Ajuda na recuperação de lesões

● Aumenta a força do corpo

● Melhora o equilíbrio e a estabilidade

● Melhora o controlo sobre nosso corpo

● Tonifica o corpo

● Reduz o stress

● Melhora a conexão mente-corpo

● Adapta-se a diferentes níveis

 

Como pode ver, ambas as práticas possuem diversos benefícios em comum. Mas há fatores fáceis de distinguir que nos ajudarão a escolher entre uma ou outra disciplina.

 

Beneficios de practicar pilates o yoga

 

Todas as diferenças entre pilates e ioga

A principal diferença entre ioga e pilates é que o primeiro tem um componente espiritual que o segundo não inclui. O ioga nasceu como uma forma de meditação, enquanto o Pilates foi pensado mais como uma forma de reabilitar o nosso corpo.

O pilates também é praticado com uma série de máquinas e elementos que não são utilizados ​​no ioga. De resto, são disciplinas muito semelhantes que contribuem para o bem-estar do nosso corpo e da nossa mente.

 

É melhor fazer ioga ou pilates?

Como dissemos, dependendo do objetivo que deseja alcançar, pode escolher entre o ioga ou o pilates. Mas estas disciplinas são totalmente compatíveis e complementares, pelo que pode sempre praticar ambas.

 

Com o pilates irá fortalecer o seu corpo e adquirir equilíbrio. Com o ioga irá fortalecer o espírito e equilibrá-lo. Então porquê não ter o melhor dos dois mundos? Comece a praticar ioga e pilates e veja a melhoria na sua saúde física e mental.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment