Siga-nos!

diferencas trekking e caminhada

Diferenças entre trekking e caminhada

Conteúdo

Devido à confusão que costuma existir entre trekking e caminhada, às vezes, quando nos estamos a preparar e a procurar equipamento para ir caminhar pela natureza desconhecemos as necessidades reais ou a utilidade que cada peça de roupa tem. Ocasionalmente, utilizamos ambos os termos indistintamente, no entanto, como veremos, não significam o mesmo. Na Décimas esclarecemos as diferenças entre caminhada e trekking e propomos-te roupa e objetos necessários para desfrutar da tua experiência ao ar livre.

Trekking, rotas largas para exploradores da natureza

O trekking é uma especialidade do montanhismo que exige maior esforço físico e uma melhor preparação do que a caminhada. Fazer trekking implica ir por territórios sem trilhas marcadas e lugares onde não existem caminhos, tais como montanhas, costas, bosques, selvas, desfiladeiros, rios… Uma grande aventura, sem dúvida!

O termo trekking começou a utilizar-se nos anos 80 pelos alpinistas para se referirem às caminhadas que faziam até chegar à base do Himalaia ou dos Andes. É por esta razão que o trekking se relaciona com este conceito de explorar, uma vez que se acede a cantos recônditos. O melhor de tudo, para além da oportunidade de estar em plena natureza, é assumir o desafio que a própria aventura acarreta.

Sapatilhas outdoor Tenth Rio Lobo para homem

O nosso país vizinho conta com uma grande rota de trekking: o Caminho de Santiago. Se alguma vez pensaste em viver essa experiência, já podes fazer a lista com tudo o que é necessário, por exemplo, estas sapatilhas impermeáveis para homem com ajuste na zona do peito do pé e sola desenhada para uma ótima aderência tanto em subidas como em descidas. Se gostas de praticar trekking com frio não há melhor sensação do que sentir o calor de uma gola polar, perfeita para as tuas escapadelas à montanha, ou de umas luvas táteis de malha.

Gola polar outdoor Tenth para mulher

Luvas táteis outdoor Tenth para mulher

Caminhada, caminhos mais fáceis e mais curtos

Ao contrário do que acontece com o trekking, a prática da caminhada faz-se por trilhas de montanha devidamente marcadas. Outra grande diferença relativamente ao trekking é a duração e a distância. Na caminhada, uma rota não dura muito mais do que umas poucas horas. Por outro lado, um itinerário de trekking pode durar uma semana inteira ou mais.

Para excursões de poucas horas esta mochila de caminhada para homem será muito útil. Embora a caminhada não dure muito, opta por umas sapatilhas outdoor Tenth para que a tua experiência seja única.

Em contrapartida, na caminhada, os roteiros estão frequentemente marcados e a sua dificuldade costuma ser baixa ou média. Por outro lado, as excursões de trekking são mais complicadas, uma vez que decorrem em terrenos mais abruptos.

Mochila Tenth Sierra 10LSapatilha outdoor Tenth Sauce para homem

Quando se trata de escolher calças de caminhada deves assegurar-te de que são leves e transpiráveis, como estas calças Tenth para homem ou as calças Dri-Fit Nike de mulher para caminhar sem parar. Combina-as com uma sweatshirt Tenth para ela ou uma sweatshirt bicolor para ele. Além disso, nenhuma caminhada pode ocorrer sem a presença de um acessório verdadeiramente imprescindível: uma garrafa de hidratação de trítio.

Calças de training Tenth para homem

Calças casual dri-fit Nike para mulher

Acabamos com outra das grandes diferenças: o trekking costuma ter um ponto de saída num lugar e a chegada noutro, como o Caminho de Santiago. Pelo contrário, os percursos de caminhada caracterizam-se por serem circulares: acabam e começam na mesma localização.

Sweatshirt de training Tenth para mulherSweatshirt casual Tenth com logo para homem

Agora já só tens que te equipar com a Décimas e escolher entre uma excursão de trekking ou uma caminhada. Seja a escolha qual for, não deixes de desfrutar da natureza!

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!