Siga-nos!

diferencias-running-treail-running

Diferenças entre running e trail running

Conteúdo

Correr é um exercício que muitas pessoas fazem diariamente, mas ao longo dos anos, o que era um hobby saudável tornou-se cada vez mais profissionalizado.

E não só de uma perspetiva desportiva, mas também em termos de linguagem. O que antes era praticar jogging ou footing agora chama-se running.

E quando finalmente começamos a perceber do que se trata, temos também de começar a diferenciar entre os diferentes tipos de running que existem.

Sabemos que tudo isto pode ser uma seca e, por isso, a Décimas explica a diferença entre running e trail running. Não fique para trás!

Running vs trail running: todas as diferenças

Running vs trail running: qual é a diferença? Enquanto a primeira modalidade é praticada no asfalto, a segunda acontece em terreno natural.

Ou seja, cada corrida deve ser realizada em superfícies diferentes.

Esta diferença determina uma série de características específicas para cada modalidade, tais como:

  • No running, a dificuldade reside no número de quilómetros percorridos.
  • No trail running, a dificuldade do exercício depende também de outros fatores como o tipo de terreno, o desnível, a existência de obstáculos ao longo do percurso, as condições meteorológicas, etc.
  • O running é frequentemente praticado na cidade.
  • O trail running permite-lhe estar em contacto com a natureza porque é praticado em montanhas, desertos, bosques, estradas rurais…
  • O trail running requer uma preparação prévia mais longa, pelo que também é necessário fazer exercícios de força e treino muscular, velocidade e resistência.

Como pode imaginar, as técnicas serão diferentes dependendo do tipo de corrida que escolher, uma vez que o seu corpo será impactado de diferentes formas.

Podemos utilizar os mesmos sapatos no running e no trail running?

Como já dissemos, as exigências do running e do trail running são diferentes em muitos aspetos, especialmente em termos do terreno em que cada disciplina é praticada.

Isto dá-nos uma ideia da importância de escolher os sapatos certos em cada caso. Tenha em mente que correr no asfalto duro não é o mesmo que correr em terrenos irregulares nas montanhas.

Por isso, os ténis para trail running devem ter um tipo de sola com boa aderência, que variará dependendo do terreno em que praticamos este desporto. Geralmente, as solas têm um composto mais viscoso para evitar deslizes e quedas. Estes ténis também devem ser feitos com tecidos específicos que nos protejam do frio, chuva ou lama, e com proteções nas pontas dos pés para evitar danos com quedas e escoriações.

Os sapatos para asfalto, por outro lado, são mais simples, pesam menos e incluem borracha nas solas para que a abrasão do terreno não os desgaste tanto.

Conselhos para praticar running e trail running

Embora a preparação e as exigências sejam diferentes, há dicas que pode sempre aplicar em ambas as modalidades de corrida:

  • Vá aos poucos, aumentando progressivamente as distâncias.
  • Não basta correr, é preciso também trabalhar outros aspetos físicos.
  • Use sempre os sapatos adequados para cada caso.
  • Fixe metas alcançáveis e supere a si próprio.
  • Preste atenção ao terreno que pisa e ao ambiente à sua volta – pela sua segurança!
  • Todos os equipamentos são importantes: água, comida, mochila, óculos de sol, etc.
  • A saúde mental é fundamental e só pode progredir se souber como gerir a sua saúde mental.
  • Monitorize o seu progresso com um gadget desportivo. Dessa forma poderá acompanhar o seu progresso e medir o seu desempenho desportivo. É a melhor forma para se motivar a continuar!

E, como sempre dizemos na Décimas, divirta-se enquanto pratica o desporto que quiser, quer seja o running ou o trail running.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!