Siga-nos!

Cómo prepararse para una carrera

Como se preparar para uma corrida | Décimas

Conteúdo

Correr é viciante! E uma vez que começamos a correr, não queremos parar! Por isso gradualmente propomo-nos novos objetivos pessoais. Primeiro uma corrida curta, depois uma longa distância, depois uma maratona… Se quiser continuar a evoluir e gosta de competir para se desafiar, a Décimas explica como se preparar para uma corrida e tirar o máximo partido desta experiência.

Conselhos para a preparação para uma corrida

Está a planear participar numa corrida? Se não sabe por onde começar a preparar-se, não se preocupe porque aqui estão algumas dicas que o ajudarão a planear a melhor forma de desfrutar ao máximo desta experiência. Tome nota!

 

  • Comece a treinar com tempo. Para estar nas melhores condições físicas, o ideal é começar a preparar-se para a corrida com cerca de três meses de antecedência, desde que seja uma pessoa que pratique desporto regularmente. Se estiver a começar do zero, precisará de pelo menos seis meses de preparação.
  • Vá de pouco a pouco. O primeiro a fazer é aumentar a sua aptidão física. Aumente a carga aos poucos, faça sessões de treino variadas e cada vez poderá aumentar a distância percorrida com menos esforço.
  • Combine com outros desportos. Variar a sua rotina de exercício irá ajudá-lo a não sobrecarregar o seu corpo e mente. O desporto tem de ser divertido para poder progredir.
  • Cuide das suas pausas. Não nos referimos apenas a dormir à noite, mas também aos dias em que tem de fazer um descanso ativo ou reduzir a intensidade do seu treino. Treinar ao máximo todos os dias não vai ajudar. As suas pernas precisam de uma pausa!
  • A alimentação é fundamental. Deve manter sempre uma dieta saudável e equilibrada, mas ainda mais quando for treinar para competir. Não saltar refeições, manter-se bem hidratado e ter uma dieta variada com todos os nutrientes são questões básicas.
  • Como se preparar para uma corrida de 5 km? Fazer treinos intervalados, manter uma boa rotina de treinos ou aumentar gradualmente a velocidade dos seus treinos são a melhor forma de se preparar para este tipo de competição.
  • Como se preparar para uma corrida de 10k? Irá precisar de um plano de treino específico semana a semana. Treinar sempre à mesma hora, aquecer bem, alongar-se após cada treino e usar os sapatos certos são dicas que deve aplicar para ter um melhor desempenho.
  • Como se preparar para uma maratona? Faça longas corridas a um ritmo suave e aumente gradualmente o volume dos seus treinos. Mas não sobrecarregue as suas pernas nos dias que antecedem a corrida ou ficará com muito trabalho para fazer e toda a sua preparação terá sido em vão.

O que não fazer antes de uma corrida

Por vezes, quando nos preparamos para uma corrida – especialmente nas primeiras vezes – cometemos certos erros que podem ter um impacto negativo no nosso desempenho em competição. O que não se deve fazer antes de uma corrida?

 

  • Não coma alimentos que nunca experimentou antes porque não sabe como vão afetá-lo. É melhor tomar o pequeno-almoço com alimentos que permitam uma boa digestão.
  • Não use roupa ou sapatos novos no dia da corrida.A fricção é muito traiçoeira!
  • Não estabeleça objetivos impossíveis para si próprio. No início, só precisa de pensar em chegar à meta, sentindo-se bem.
  • Não corra muito depressa no início da corrida ou não terá energia quando mais precisar.
  • Não desista no início.
  • Não entre na corrida sem descanso suficiente. Vai precisar de todas as suas forças!
  • Não se esqueça que, mesmo que seja uma competição, estará lá para se divertir.

 

Lembre-se de preparar tanto o seu corpo como a sua mente para a corrida, se quiser desfrutar desta experiência e superar os próprios limites.

 

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!