Siga-nos!

cardio-antes-despues-entrenar

Quando fazer cardio: antes ou depois de treinar?

Conteúdo

Acredite ou não, fazer cardio antes ou depois do treino de força influencia os seus resultados no ginásio. Para além disso, a ordem dos exercícios também pode aumentar o risco de lesões. Para evitá-lo, a Décimas explica-lhe quando deve fazer cardio: antes ou depois do treino, dependendo dos seus objetivos.

Cardio antes ou depois do treino, de acordo com os seus objetivos

Para tirar o máximo partido dos seus treinos, deve escolher a ordem correta entre os exercícios de cardio e de força. Mas para o fazer, precisa de aprender o conceito de “efeito de interferência”. Trata-se de um fenómeno fisiológico em que os exercícios de cardio ou de resistência interferem nas adaptações celulares provocadas pelo treino de força. No entanto, o treino de força não tem necessariamente um efeito adverso nas adaptações de resistência.

Dito isto, vejamos quando é melhor fazer cardio – antes ou depois do treino, dependendo do seu objetivo e de como isso os afeta.

Ganhar força e massa muscular: primeiro a força

Se quiser ganhar massa muscular, o melhor é fazer cardio antes ou depois do treino de força? Neste caso, é preciso priorizar o objetivo. Portanto, é melhor concentrar-se nos exercícios de força.

Isto não significa que deva abandonar completamente os exercícios de cardio, porque já sabe para quê servem: fortalecer o coração, queimar calorias, etc.

O ideal é fazer um treino concomitante, combinando exercícios de força (pesos) como parte principal do treino com exercícios de cardio que ajudam a desenvolver a resistência.

Mas não faça os dois tipos de exercício no mesmo dia. E se isso não for possível, deve-se fazer cardio antes ou depois do treino? Depois! Para minimizar o efeito de interferência.

Perder peso: primeiro a força

Se o seu objetivo é perder peso, quando fazer cardio: antes ou depois do treino? Neste caso, ao contrário do que possa pensar, é aconselhável começar com exercícios de força.

Isto obriga o seu corpo a utilizar a gordura como fonte de energia quando começar a fazer cardio (por exemplo, correr).

O esforço será maior e ajudá-lo-á a perder peso, mas desde que não compense comendo demasiado depois do treino. Acabará por ficar com bastante fome, mas deve vencer a tentação se quiser atingir o seu objetivo.

Para evitar este perigo, distribua os seus treinos ao longo da semana e não terá de pensar se é melhor fazer cardio antes ou depois do treino.

Ganhar resistência: neste caso, cardio

Quando o seu objetivo é melhorar a sua resistência como corredor, recomenda-se fazer cardio antes ou depois do treino? Neste caso, deve priorizar o cardio.

O treino de força não está fora de questão, mas torna-se num componente necessário para melhorar o seu desempenho, e não o exercício principal. Portanto, não deve perder de vista o seu objetivo. Neste caso, não se trata de fazer cardio antes ou depois do treino. Desta vez, concentre-se na resistência!

Isto permitir-lhe-á treinar cardio na intensidade certa e terá energia suficiente para fazer o exercício que realmente lhe interessa. Estudos demonstram que, se fizer os exercícios de força primeiro, não conseguirá dar o seu melhor no cardio depois.

Portanto, a regra geral é que deve treinar primeiro a parte que é a sua prioridade ou o seu objetivo, uma vez que isso lhe permitirá dar o seu melhor naquilo em que realmente se quer destacar.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!