Abdominais isométricos: melhores exercícios para o core

Quer tonificar o core? Comece pelo abdómen! Hoje a Décimas fala sobre os melhores exercícios de abdominais isométricos para que possa tirar partido de todos os seus benefícios. É hora de ficar em forma!
O que são os abdominais isométricos?
Os abdominais isométricos são exercícios com os quais mantemos a tensão muscular sem contrações ou extensões, ou seja, sempre na mesma posição. Na sua essência, são aqueles em que mantemos a tensão no músculo numa posição completamente estática.
São exercícios ideais para endurecer o abdómen e fortalecer os braços, ombros, quadríceps e glúteos. Além disso, falar do abdómen soa algo simplista, uma vez que exercitamos tanto os oblíquos internos como externos, bem como o transverso abdominal e o reto.
Exercícios de abdominais isométricos
Se quer adicionar uma rotina de abdominais isométricos ao seu treino, tome nota dos seguintes exercícios que propomos. De certeza que alguns deles lhe são familiares:
Prancha
Este é o exercício de abdominal isométrico mais conhecido. Trabalha todos os músculos abdominais e, embora pareça simples, existe uma grande diferença entre a teoria e a prática. Consiste em apoiar os cotovelos e as pontas dos dedos dos pés no chão, mantendo a tensão. As pernas ficam retas e posicionadas na largura dos ombros, com o tronco reto e paralelo ao chão. Deve manter esta posição por vários segundos.
Aumente gradualmente o tempo. E pode aumentar a dificuldade ao apoiar as mãos com os braços esticados, em vez dos cotovelos. Também pode começar por um nível mais baixo se tiver dificuldades e apoiar os joelhos em vez dos dedos dos pés.
Prancha lateral
Este é o exercício de abdominal isométrico lateral mais comum. Terá de apoiar o antebraço no chão, colocar as pernas direitas e juntas e ativar o abdómen. Deve manter a posição apenas com um antebraço e os pés, embora possa começar apoiando os joelhos, se lhe parecer mais fácil.
Abdominais estáticos
Basicamente, estes são abdominais isométricos de barriga para cima. Basta deitar-se sobre o tapete de ginástica, levantar as omoplatas do chão e, com os braços direitos e firmes, levantar as pernas retas alternadamente, aumentando a velocidade à medida que aumenta a dificuldade. Para o fazer correctamente, lembre-se de que a tensão deve estar no abdómen, não no pescoço.
Para além destes exemplos, pode também fazer outros exercícios de abdominais isométricos, como:
- Elevação de pernas flexionadas, mantendo o equilíbrio.
- Abdominais isométricos com bosu.
- O alpinista.
Lembre-se de que ninguém conhece melhor o seu corpo do que si. E, já agora, siga sempre as nossas dicas fazer os abdominais corretamente, pois isso irá ajudá-lo a evitar lesões.
Como escolher entre abdominais isométricos ou hipopressivos?
A forma como se realizam os abdominais isométricos e os hipopressivos é muito similar mas, como pode imaginar, os resultados obtidos são diferentes. Por isso, deve ter um objetivo claro ao escolher entre um ou outro exercício.
Enquanto os abdominais isométricos ajudam a trabalhar e fortalecer o tronco, os abdominais hipopressivos ajudam a reduzir a gordura abdominal. Por isso, se quiser trabalhar ambas as áreas, o melhor a fazer é combiná-los.
Mas se quiser fazer abdominais isométricos, comece por manter a postura durante não mais de trinta segundos. Aumente gradualmente esse tempo até no máximo três minutos. Isso irá trabalhar o core e começará a ver resultados em poucas semanas. São difíceis de fazer, mas muito satisfatórios.

El Equipo Décimas está centrado en la difusión de conocimientos sobre vida saludable. Nuestro equipo incluye profesionales del deporte, asesores de nutrición y especialistas en moda deportiva, con la finalidad de cubrir las necesidades de información de todos nuestros clientes.