Siga-nos!

tipos de running

Tipos de running: de que forma de correr gostas mais?

Conteúdo

Correr é um dos desportos mais populares entre a população portuguesa. Todos nós, uns mais, outros menos, já experimentámos o que se sente ao ganhar velocidade e notar o vento na cara enquanto deixamos para trás os problemas do dia-a-dia. Não obstante, apesar de o running fazer parte da paisagem de cidades e caminhos rurais, nem todos estamos a par das diferentes formas que há de correr.

Sim, leste bem, nem todos os que calçam umas sapatilhas de running ou enfiam umas leggings de training praticam, realmente, o mesmo desporto. Conhecê-los todos abre um mundo cheio de possibilidades, já que nos permite eleger o tipo de treino que melhor se adapta aos nossos gostos e capacidade física.

1. Corrida em estrada

É o tipo de running que pratica a maioria de corredores. Os que treinam todos os dias, embora não seja essa a sua primeira intenção, acabam por participar em alguma corrida deste tipo.

Na cidade, normalmente recorrendo ruas cêntricas, a corrida em estrada oferece a possibilidade de participar numa maratona, meia maratona ou milha urbana. Este tipo de competições dividem-se por secções e outorgam medalhas em categoria masculina, feminina e infantil.

Leggings Reebok Thermowarm Touch Base Layer para mulher

Para praticar running em estrada, elege umas sapatilhas adequadas ao teu tipo de pisada, umas leggings cómodas e uma t-shirt técnica que te permita liberdade de movimentos. És tu quem impõe os limites!

T-shirt seamless técnica Tenth para mulher

2. Trail running

Embora menos conhecido, o trail running tem vindo a ganhar adeptos dia-a-dia. Nesta disciplina, os corredores transitam por estradas ou caminhos de montanha. Por este motivo, ao esforço da corrida soma-se a dificuldade de pisar por terrenos desnivelados e com obstáculos.

Ao ter que prestar atenção especial às condiciones climatéricas e ao estado do chão, a eleição de sapatilhas de trail running torna-se especialmente importante. Presta atenção, sobretudo, às solas: devem agarrar-se ao terreno e evitar resvalos. Se, além disso, não deixarem entrar água, ainda melhor.

Sapatilhas de trail running Asics Scout 2 para homem

3. Triatlo

Os desportistas que elegem o triatlo não são só runners, já que neste tipo de corrida há três partes diferentes nas que se corre, se nada e se anda em bicicleta. Por isso, o tipo de treino e as exigências físicas são diferentes, uma vez que cada uma das partes da competição requer habilidades distintas.

Shorts de running Asics Core 4in para mulher

A roupa deve ser adequada para toda a competição, embora para entrar na água terás que descalçar as sapatilhas e, às vezes, vestir um neopreno. Para a corrida e a bicicleta, elege uns shorts e uma t-shirt sem mangas.

T-shirt sem mangas Tenth Pro para homem

Nos últimos anos têm começado a ganhar terreno outras formas de correr que, por enquanto, ainda têm uma popularidade minoritária como o barefoot running, no qual não se utilizam sapatilhas e o pé entra diretamente em contacto com o chão; o aquarunning, que consiste em correr pela água; o chi running, que combina a corrida com o taichi.

E tu, de que tipo de running gostas mais?

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!