Siga-nos!

sintesis de la proteina

Síntese de proteínas, como ocorre?

Conteúdo

A síntese de proteínas dentro do corpo é um fator chave para o ganho de massa muscular. Contudo, embora seja um conceito cada vez mais presente entre os que gostam de cuidar do corpo, nem todos sabem ao certo como ocorre a síntese de proteínas.

Por isso hoje explicamos tudo o que precisa de saber sobre o assunto, para que possa compreender melhor a importância de ingerir alimentos ricos em proteínas para obter o corpo magro e musculado que deseja.

 

O que é a síntese de proteína?

Podemos saber que alimentos como a carne e o peixe aportam proteínas, mas não exatamente como o consumo destes alimentos afeta o nosso corpo, ou porque precisamos de os comer.

 

A síntese de proteínas é um processo pelo qual as células do nosso corpo aproveitam o conteúdo proteico dos alimentos para produzir novas proteínas. Por isso este processo é conhecido como síntese de proteínas ou tradução de proteínas, pois o corpo ‘traduz’ o conteúdo proteico dos alimentos em proteínas úteis para a evolução do nosso corpo.

 

Importância do processo de síntese de proteína

A síntese de proteínas na célula é fundamental, por exemplo, para que as unhas cresçam ou para que a pele se regenere após uma lesão.

 

Agora, se nos concentrarmos na síntese de proteínas musculares, este é o processo pelo qual o nosso corpo é capaz de construir massa muscular com sucesso.

 

As proteínas são, por assim dizer, a matéria-prima de que o nosso corpo precisa para regenerar o tecido muscular e fazer com que ganhe volume, ainda que para isso seja necessário exercitar-se ativamente. Ou seja, não basta apenas aumentar a ingestão passiva de alimentos proteicos.

 

Por outras palavras, o treino estimula a síntese de proteínas no nosso corpo, que é desencadeada durante as 24 horas que se seguem ao exercício. Por isso, se fornecermos ao nosso corpo as proteínas necessárias, estaremos a dar-lhe o material necessário para tornar os exercícios de ganho de massa corporal muito mais eficazes.

 

Onde ocorre?

Onde ocorre esta tradução ou síntese de proteínas? Dentro das nossas células, em todo o corpo. As proteínas são moléculas que se encontram dentro de todas as células do nosso corpo, e por isso devemos repô-las através da dieta.

 

É melhor consultar um nutricionista para elaborar uma dieta personalizada de ganho muscular, mas fique a saber: a quantidade de proteína a ser ingerida é de cerca de 1,5 gramas por quilo de peso corporal, que pode ser ligeiramente superior, dependendo da intensidade do treino.

 

Como a ingestão de proteínas interfere no proceso de síntese

Comer alimentos ricos em proteínas ao manter uma rotina de exercício ativa é como alimentar uma caldeira com carvão, que é exatamente o que precisa para funcionar com o máximo desempenho. É dar ao seu corpo apenas aquilo de que necessita para funcionar da forma mais eficaz possível e para o ajudar a atingir os seus objetivos.

 

Quer seja antes ou depois do treino, a ingestão de proteínas é o que permite que os ganhos de massa muscular sejam notáveis. Assim as células podem sintetizá-las após o esforço físico, que é quando este processo está no auge.

 

No entanto, se adotássemos uma dieta rica em proteínas e não fizéssemos exercício suficiente, estaríamos a dar ao corpo mais matéria-prima do que ele precisa. Por isso esta dieta só é recomendada em períodos nos quais podemos comprometer-nos com uma rotina ativa de treino de força de alta exigência.

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!