Alimentos ricos em proteínas para incluir na dieta

As proteínas são essenciais para o nosso corpo porque são uma fonte básica de energia. Sendo assim, eles nunca devem faltar na nossa alimentação diária. Mas conhece os alimentos mais ricos em proteínas? Quais devemos incluir na dieta? Veremos tudo neste artigo de blog. 

Os alimentos mais ricos em proteínas

Quais alimentos têm mais proteína? Certamente já ouviu falar dos alimentos que aportam mais energia, fortalecem ossos, músculos e sistema imunológico, e regulam algumas das atividades mais importantes do nosso corpo. Mas sabe quais são? Aqui estão os 10 alimentos mais ricos em proteínas:

 

  1. Ovos.
  2. Atum.
  3. Frango.
  4. Salmão.
  5. Soja.
  6. Pistachos.
  7. Queijo.
  8. Iogurte.
  9. Mexilhões.
  10. Presunto.

 

Estes são alguns dos alimentos mais ricos em proteínas, embora a ordem dos alimentos não seja relevante. É evidente que os ovos quase sempre estarão no topo do ranking porque são uns dos alimentos com mais proteína, sobretudo a gema.

Quais são as verduras com mais proteínas?

Embora os alimentos de origem animal possuam mais proteínas, alguns vegetais também são muito ricos em proteínas. Por exemplo?

 

  • Espinafre.
  • Aspargos.
  • Brócolos.
  • Couves de Bruxelas.
  • Couve-flor.
  • Brotos de alfafa.
  • Repolho chinês.
  • Mostarda.
  • Agrião.

 

Todas estas verduras te pueden aportar una gran cantidad de nutrientes, entre los que destacan, en este caso, las vitaminas C y K, que son las que mayoritariamente se encuentran en este tipo de alimentos.

 

Todos estes vegetais podem fornecer uma grande quantidade de nutrientes, entre os quais destacamos as vitaminas C e K.

Ideias de receitas com os alimentos mais ricos em proteínas

Depois de analisarmos quais são os alimentos mais ricos em proteínas, podemos propor algumas receitas saudáveis ​​para encher o nosso corpo de energia (e proteínas). Aqui vão algumas ideias:

 

  • Frango com brócolos. O frango é um dos alimentos com mais proteínas e menos calorias. Ao prepará-lo na grelha, torna-se ainda mais saudável. E, se adicionar um pouco de brócolos cozido, terá um prato cheio de proteínas.
  • Presunto com aspargos. Aspargos verdes grelhados com algumas fatias de presunto podem ser um jantar muito rico em nutrientes. Ambos os alimentos são ricos em proteínas e os aspargos também têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
  • Salada. Uma boa salada é sempre uma ótima ideia para refrescar e saciar sem consumir mais calorias do que o recomendado. Se o que procuramos é que também seja rica em proteínas, podemos adicionar atum, ovos cozidos, pistachos, rebentos de alfafa e espinafres.
  • Omelete de espinafre. É um prato rico em proteínas porque é feito com ovos e espinafre, dois dos alimentos com maiores quantidades deste nutriente.
  • Salada de couve-flor. A couve-flor cozida com atum, cebola e um pouco de azeite é um prato muito simples e que fornece ao corpo proteínas, ferro, magnésio, fósforo, cálcio, sódio e outros nutrientes.

 

Qualquer um destes pratos pode fazer parte da dieta dos corredores. São receitas saudáveis, equilibradas e muito ricas em proteínas, pelo que têm um elevado aporte energético. Não só os corredores, mas todos os desportistas não devem hesitar em introduzir estes alimentos na sua dieta para desfrutarem de todos os seus benefícios na  alimentação diária.

 

Além disso, as proteínas não se restringem aos alimentos de origem animal, mas pode encontrá-las nas verduras e legumes. O importante é não deixar de consumir alimentos com este nutriente, pois é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo.

 

E, claro, estes são pratos muito apetitosos que poderão ser consumidos em qualquer época do ano. Afinal, agora tem ou não tem muitas opções para se alimentar de forma saudável?

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment