Percursos para que as crianças comecem a praticar caminhada

caminhada crianças

As escapadelas ao campo com crianças são o plano perfeito, tanto para os maiores como para os mais pequenos da casa. Parte do seu êxito deve-se ao facto de que, ao praticar caminhada, além de praticar um desporto em contacto com a natureza, também se desfruta de tempo de qualidade em família.

No momento de planificar percursos para iniciar as crianças na prática da caminhada, é importante contar com o equipamento adequado e ter em conta alguns conselhos. Sem esquecer uma boa dose de paciência e, sobretudo, muita vontade. Estás prestes a iniciar a tua aventura de caminhada com crianças. Desfruta da experiência!

Percursos pedestres com crianças, três conselhos para um plano 10

Se queres que as crianças se adentrem no mundo da caminhada com entusiasmo e que o considerem um plano excelente, é necessário dedicar tempo a escolher muito bem o percurso. Nas primeiras saídas, será importante ter em conta estes três conselhos: nível de dificuldade, equipamento necessário e atrativos da excursão. Desta forma, temos a certeza de que os pequenos vão querer repetir a experiência.

1. Nível de dificuldade e distância

Pode-se começar por traçados simples e planos, evitando terrenos escarpados e abruptos. Para os percursos iniciais, opta por distâncias não muito longas que se possam recorrer em pouco tempo. O mais importante agora é que as crianças desfrutem da experiência e ganhem o gosto por caminhar em plena natureza.

Sandálias outdoor Tenth Nessy para menino

2. Equipados com o necessário

Sair em novembro não é bem o mesmo que sair em junho. Por esse motivo, é conveniente prever a climatologia do percurso para eleger a roupa de que as crianças vão precisar. Se estiver bom tempo, o mais apropriado será levar umas sandálias de caminhada e um boné para as proteger do sol.

Boné Nike H86 júnior

3. Percursos próximos e com muito encanto

No início, não é necessário ir muito longe para poder viver um itinerário em família e em pleno ambiente natural. Está na hora de investigar se, perto de onde vives, há percursos acessíveis, trilhos ou tramos assinalados para ir com crianças. Também é fundamental que não faltem rios, cascatas ou alguma espécie curiosa, uma vez que este tipo de encantos surpreende muito os mais pequenos e torna o percurso numa aventura fascinante.

Pistas para iniciar as crianças na caminhada com êxito

  • Época do ano. A primavera e o outono são as estações ideais para sair de casa e passar tempo na natureza com os mais pequenos, uma vez que evitamos as temperaturas extremas. Ainda assim, com alguns cuidados também se pode desfrutar das excursões no inverno ou no verão. Só tens que te equipar com o que for necessário de acordo com a estação do ano, por exemplo uma garrafa de hidratação quando as temperaturas são elevadas. Desfruta do caminho!

Garrafa de hidratação infantil Tenth Tritán de 500ml

  • Idade. Fazer um trilho com um bebé, com uma criança de 9 anos ou com um pré-adolescente requer uma preparação muito diferente. A paciência e a flexibilidade serão nossas aliadas. No entanto, é bom iniciá-los na prática enquanto ainda são pequenos, a melhor idade para começar está entre os 7 e os 8 anos.
  • Implicados desde o princípio. O desejo de ir de percurso em família desponta desde o momento em que decidimos fazê-lo. Está na hora de implicar os mais pequenos desde o princípio e de começar a preparar a mochila Lembra-te de que, estando cheia, não deve superar uma quinta parte do seu peso e de que deve ser adequada ao tamanho da criança.

Mochila adidas Classic para crianças

Os pequenos caminhantes vão crescer e tornar-se-ão grandes aficionados a passear pela natureza. Descobre as diferenças entre trekking e caminhada e começa a organizar os primeiros percursos de caminhada com crianças.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment