Siga-nos!

jogadas futebol

5 jogadas de futebol com nome próprio

Conteúdo

Muitos são os desportistas que têm brilhado com luz própria e que ganharam um espacinho no coração dos aficionados. No entanto, poucos são os que conseguiram associar uma jogada de futebol específica ao seu nome e, deste modo, passar à história do desporto-rei. Alguns destes génios que inventaram um movimento que muitos outros copiaram não se encontram no seleto grupo dos melhores jogadores da história. No entanto, tiveram a destreza, ou a sorte, de criar jogadas de mestre que continuam a ser efetivas com o passar do tempo.

1. A zamorana

Deve o seu nome a Ricardo Zamora, o legendário guarda-redes espanhol de princípios do século XX que se tornou num valor seguro durante todas as suas atuações. A sua valentia fez com que patenteara uma jogada muito arriscada, já que a zamorana consiste em defender a bola com os cotovelos em vez dos punhos.

T-shirt de manga comprida de futebol Tenth para homem

Para emular as defesas de Zamora, precisas de uma t-shirt térmica de manga comprida, que mantenha a temperatura do corpo inclusive nos momentos em que estiveres parado, e que mantenha a pele seca.

2. O penálti à Panenka

Antonín Panenka marcou o golo que tornou a Checoslováquia na campeã da Europa em 1976 utilizando esta técnica. A sua proeza proporcionou-lhe uma merecida fama e a sua peculiar forma de marcar um penálti chegou até aos nossos dias bautizada com o seu nome. Realizar um remate ao estilo panenka requer sangue frio, uma vez que é necessário esperar que o guarda-redes se atire para um lado para, com suavidade, chutar a bola para o centro da baliza realizando una parábola.

Shorts de futebol Nike Academy para mulher

Uns shorts de futebol cómodos e transpiráveis permitirão controlar o suor durante todo o jogo e estar muito concentrado no momento de marcar um penálti.

3. A rabona

Uma das jogadas mais relevantes da história do futebol deve o seu nome à inventiva de um jornalista. Ricardo Infante, jogador do Estudiantes de la Plata, foi o primeiro em levá-la a cabo num jogo de 1948. No dia a seguir, um jornal afirmava: “O Infante que fez a rabona”. Na Argentina, “fazer a rabona” significa faltar às aulas, pelo que acabou por acunhar este passe num magnífico jogo de palavras.

Chuteiras Tenth Titanium AG para rapaz

A rabona consiste em chutar a bola cruzando a perna que vai chutar por trás da outra, que permanece apoiada no chão. É necessário ter uma técnica depurada para o fazer com precisão, pelo que calça umas chuteiras que permitam assentar corretamente o pé para evitar lesões.

4. A chilena

Uma vez mais, foram os jornalistas que inventaram o nome desta jogada, que consiste em chutar a bola enquanto se faz uma acrobacia no ar, de costas para a zona do campo em direção à qual se chuta a bola.

Caneleiras de futebol Tenth para homem

Apesar de existirem discrepâncias acerca da sua invenção, todo indica que se começou a chamar assim após um jogo da Copa América de 1916 disputado entre o Chile e o Uruguai, durante o qual o futebolista Ramón Unzaga a realizou em várias ocasiões. No Chile esta jogada é conhecida como “chalaca”. Não te esqueças de utilizar caneleiras com formato anatómico para te defenderes dos lances do jogo e proteger as tuas pernas.

5. O escorpião

O guarda-redes colombiano René Higuita atreveu-se com esta jogada em 1995, durante um jogo contra a seleção inglesa. Num determinado momento, “El Loco” realizou uma acrobacia: chutou a bola com os dois calcanhares ao mesmo tempo, passando-a por cima da cabeça com um lançamento em forma de parábola. Desde esse momento, muitos são os jogadores que reproduziram a jogada, mas nenhum com a precisão e a técnica exibida por Higuita.

Sweatshirt de futebol Nike Academy para mulher

Após 90 minutos de atividade, lembra-te de que está na hora de alongar e descansar. Utiliza uma sweatshirt de treino para evitar que os músculos arrefeçam antes de chegar ao duche; é a melhor forma

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entradas em destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!