Iniciar-se no crossfit: como fazer e conselhos para iniciantes

Empezar en crossfit

O crossfit é uma das disciplinas desportivas mais populares. É um programa de força e condicionamento físico total, baseado em exercícios funcionais que variam constantemente, com movimentos de alta intensidade. Este sistema de formação pode ser muito duro, mas se quiser experimentar, a Décimas diz-lhe como fazê-lo. Tome nota das nossas dicas para começar a fazer crossfit.

 

Como iniciar-se no crossfit?

A primeira coisa que precisa de saber para começar é que não há um treino de crossfit para iniciantes. Mas não se preocupe, porque isto não é uma má notícia. Não significa que não possa começar a praticar este desporto.

 

Todos farão os mesmos exercícios de crossfit, mas pode sempre adaptá-los à sua condição física. Comece com pesos leves para exercícios de força, utilize bandas elásticas menos resistentes e aumente a dificuldade à medida que avança.

 

O crossfit é para todos. Será difícil no início, mas à medida que progredir, sentir-se-á cada vez melhor porque, em apenas alguns meses, os resultados destes exercícios serão notáveis.

 

Como iniciar-se no crossfit sem sofrimento? Isto é quase impossível, não o vamos enganar. A rigidez irá inevitavelmente acompanhá-lo no início, mas com a motivação certa, poderá desfrutar de alguns treinos realmente divertidos. O crossfit é viciante!

 

É possível começar no crossfit aos 40?

Como dizemos, o crossfit é para todos e nunca é tarde demais para começar. Se tem mais de 40 anos e quer experimentar, encorajamo-lo a fazê-lo!

 

Quando começar, fará exercícios adaptados à sua condição física e pouco a pouco ganhará resistência. A chave é a perseverança!

 

Estes exercícios vão ajudá-lo a melhorar a sua velocidade, força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, entre muitas outras capacidades. Quais são os resultados do crossfit?

 

  • Queima-se gordura.
  • Perde-se peso.
  • Tonifica-se o corpo.
  • Aumenta a flexibilidade.
  • Melhora a resistência.

 

Também tem importantes efeitos psico-sociais, porque ajuda a reduzir o stress, estimula as relações com outros desportistas e aumenta a capacidade de trabalhar em equipa. E para tudo isto não há idade!

 

Conselhos para começar crossfit do zero

Se quiser desfrutar do crossfit e aproveitar ao máximo os seus treinos desde o primeiro dia, pode aplicar as seguintes dicas:

 

  • Estabeleça metas e supere-as dia após dia. Não compita com os outros, mas consigo próprio.
  • Seja realista. Conhece os seus limites melhor do que ninguém e não pode esperar alcançar o nível mais alto no primeiro dia.
  • Tire todas as dúvidas. Especialmente porque ouvirá nomes de exercícios que nunca praticou antes. E deve saber como fazê-los corretamente.
  • Cuide da sua alimentação. A nutrição é a chave para o crossfit porque é a sua fonte de energia.
  • Divirta-se. O desconforto é inevitável, mas o desporto deve ser a sua saída para o stress, e não o contrário.
  • Tenha paciência. Frustrar-se porque não consegue atingir o nível que espera ou porque não é capaz de concluir algum exercício só lhe fará mal. Há muitas oportunidades para atingir os seus objetivos.
  • Não se esqueça do seu descanso. A recuperação é vital para melhorar o seu desempenho, evitar sobrecargas e lesões e enfrente os seus treinos com toda a energia que tiver.

 

É possível iniciar o crossfit em casa? Se tiver espaço para o fazer, porquê não? Mas conte com a ajuda de aulas online ou de um treinador pessoal, porque essa é a única forma de saber se está a fazer os exercícios corretamente. 

 

A nossa recomendação, naturalmente, é que aproveite a oportunidade para socializar, porque o crossfit é um desporto ideal para conhecer pessoas com os mesmos interesses – é um estilo de vida!

Be Sociable, Share!

Leave a Comment