5 conselhos para ganhar resistência a correr

ganhar resistencia a correr

Depois de um tempo a praticar running, o corpo acostuma-se à nossa forma de correr. Para muitos desportistas isto é suficiente, já que só desfrutam da sensação de liberdade e estão satisfeitos com o esforço realizado. No entanto, há corredores que precisam de continuar a evoluir para alcançar novas metas. Entre as mais ansiadas encontra-se a de disputar corridas de longa distância, pelo que é imprescindível treinar para ganhar resistência.

Para prever lesões e evitar abandonar antes do tempo, a transição deve realizar-se pouco a pouco e sem esquecer o objetivo final. Na Décimas damos-te 5 conselhos para ganhar resistência a correr de forma eficaz e sem riscos.

1. Sê constante

Melhorar a resistência requer aumentar a capacidade aeróbica e trabalhar para que os músculos se tornem mais fortes. O segredo para o conseguir é sair a correr de maneira habitual, de modo a que o corpo se acostume a este exercício. Quando se treina de forma irregular, o organismo não assimila o esforço e tem que começar quase de zero em cada sessão.

T-shirt crop Tenth e leggings de running para mulher

Para os que necessitam de um pequeno estímulo para ir correr, eleger um conjunto de running favorecedor pode ser um aliciante. Recorda que, além de bonito, deve ser cómodo.

2. Aumenta a distância pouco a pouco

Pretender correr uma maratona de um dia para o outro é um objetivo irreal. A melhor forma de o conseguir é ir aumentando a distância da corrida progressivamente.

Qual é a melhor forma de o fazer? Há duas possibilidades:

  • Treina durante 5 ou 10 minutos mais todos os dias.
  • Acrescenta um quilómetro à distância que corres em cada sessão.

Sapatilhas de running Nike Revolution 6 Next Nature para homem

Começando a fazer mais exercício, é fundamental calçar umas sapatilhas de running cómodas, transpiráveis e adaptadas à forma de pisar.

3. Não faças todos os dias o mesmo

Para o teu organismo estar mais ativo é fundamental não seguires uma rotina sempre igual. Surpreender o teu corpo é a melhor forma de evoluir e de estar preparado para enfrentar qualquer desafio.

Uma boa técnica consiste em variar o tipo de treino todas as sessões:

  • Alterna corridas longas com outras de distâncias mais pequenas.
  • Combina um trote ligeiro com um running de alta intensidade.
  • Destina uma sessão para fazer séries.
  • Se puderes, opta por horas diferentes para ir treinar.

Casaco outdoor Tenth Pomando para homem

Um corta-vento ligeiro ajudar-te-á a proteger-te das temperaturas mais baixas das primeiras horas da manhã ou das últimas horas da tarde, sem ter que levar excesso de peso.

4. Cuida da alimentação

Quando se exige mais do corpo, é necessário oferecer-lhe os nutrientes de que necessita para que possa trabalhar à sua máxima capacidade. Certifica-te de que não falta o seguinte na tua dieta:

  • Carboidratos como cereais, trigo, arroz ou milho.
  • Proteínas naturais das leguminosas, do peixe, da carne magra e dos ovos.
  • Frutas e verduras.
  • Azeite.
  • Água.

Garrafa de metal New Spirit Tenth

Escolhe uma garrafa de aço inoxidável para garantir que te manténs hidratado durante os treinos. Nos campeonatos aproveita os pontos de abastecimento para repor o líquido perdido.

5. Recupera-te de forma adequada

Tal como é preciso ser constante no treino, também é imprescindível dar tempo ao corpo para se recuperar depois de cada sessão de exercício.

Tapete Tenth

Além de fazer alongamentos, dedica algum tempo a meditar e visualizar os seguintes objetivos. Ou alivia as tensões musculares com massagens.

A melhor forma de se recuperar de uma corrida intensa é dormir. Durante o sono estabilizam-se os níveis hormonais, aumenta o fluxo sanguíneo aos tecidos, os músculos cicatrizam e reduz-se o consumo de energia.

Ganha resistência a correr com um plano

Ter um plano para ganhar resistência a correr é a melhor maneira de se organizar. Sobretudo se tiveres como objetivo uma corrida concreta marcada no calendário.

Podes realizar uma consulta com um treinador profissional para desenhar as rotinas. Desta maneira reduzes o risco de te lesionares e dispões de um seguimento personalizado.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment