Descanso ativo: o que é e vantagens para o treino

que es el descanso activo

Sabe o que é descanso ativo e quais são os seus benefícios para os atletas? Pode passar os seus dias de descanso deitado no sofá a ver séries ou fazer uma pausa ativa no ginásio, o que lhe permitirá melhorar o seu desempenho. Descubra o que é melhor para o seu caso e entenda por que o descanso ativo é tão importante no desporto.

 

O que é um dia de descanso ativo?

Descanso ativo é o período em que uma pessoa descansa da sua rotina dEsportiva habitual, mas, ao mesmo tempo, continua a treinar. Mas como isso é possível? Basicamente, ao realizar uma atividade física com intensidade, frequência e esforço menores do que os habituais.

 

Portanto, fazer um dia de descanso ativo consiste em dedicar o nosso dia de descanso dos treinos para nos mantermos em movimento, mas com atividades mais leves.

 

Mas afinal, o que se ganha com isso? A redução da fadiga através de um método que ajuda o nosso corpo a recuperar-se mais rapidamente. É claro que é importante planear os dias de pausa com exercícios ativos de descanso para melhorar o seu desempenho físico. Isso, como pode imaginar, é muito útil para os atletas de elite.

 

E o descanso ativo entre séries?

Quando treinamos, é importante fazer pausas entre séries e séries de exercícios. O tempo de descanso dependerá do tipo de exercício que está a ser realizado e do que cada pessoa precisa.

Mas, em vez de controlar o tempo entre as séries para não exagerar, uma boa alternativa é fazer um descanso ativo entre séries.

A ideia é continuar a movimentar-se entre as séries de exercícios, mas com uma atividade de menor intensidade. Assim recuperamo-nos e podemos trabalhar outras partes do corpo.

Também manteremos um ritmo constante e a pressão sanguínea elevada, para não entrarmos em colapso e podermos continuar a treinar com intensidade. Assim não temos frio!

Uma recuperação ativa entre séries também ajuda-nos a queimar mais calorias porque ativamos muito mais o nosso metabolismo, já que o corpo continua a trabalhar mesmo quando já não estamos a fazer exercícios intensos.

 

Benefícios do descanso no desporto

O descanso no desporto é tão importante como o exercício, pois assim o nosso corpo consegue obter os resultados desejados.

Os descansos são essenciais entre um dia e outro e entre um exercício e outro. Não podemos realizar a nossa rotina para ganhar massa muscular sem dar um descanso aos nossos músculos porque, do contrário, chegaremos ao limite da exaustão.

Portanto, o descanso ativo permite-nos obter muitas outras vantagens:

 

  • Manter a nossa forma física.
  • Treinar os músculos de uma maneira diferente.
  • Aumentar o oxigénio nos músculos e fornecer nutrientes, que são essenciais para a sua recuperação.
  • Melhorar a circulação sanguínea, eliminando a sensação de dormência ou peso.
  • Reduzir o stress do treino regular.
  • Divertir-se, pois praticamos desportos também por prazer.
  • Evitar a sobrecarga e aliviar ossos e músculos, ou seja, evitar lesões.

Os melhores exercícios de descanso ativo

Existem muitos exemplos de descanso ativo que podem ser úteis para nós com base na atividade física que fazemos habitualmente.

Por exemplo, quando falamos de descanso ativo no ciclismo, também podemos introduzir uma pedalada muito mais suave, apenas para desestressar as pernas.

Se o nosso treino habitual é principalmente a musculação, podemos optar por um descanso ativo levantando menos peso ou praticando outros desportos.

As sessões de alongamento e relaxamento, com atividades como ioga ou pilates, são muito úteis no ginásio.

 

Como  pode ver, existem muitas opções de exercícios de descanso ativo que podem ser muito benéficos para o nosso corpo e para obtermos os resultados físicos que desejamos em menos tempo. Tem mesmo de experimentar!

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment