Correr na praia pode ser uma atividade muito agradável e benéfica, mas é importante tomar certas precauções para evitar lesões, já que pode enfrentar certos riscos. Para os evitar, preste atenção aos conselhos de Décimas.
🏃➡️Como se deve correr pela praia? Técnica correta🏃➡️
Embora não pareça, correr na praia não é tão simples como pensa. Após começar, dá conta que se trata de um exercício bastante exigente. Disto isto, o impacto na areia é maior do que no asfalto. Por isso, para praticar running à beira-mar, tenha em conta estas recomendações:
- Faça um bom aquecimento prévio para evitar a fadiga muscular e as sobrecargas. Dedique pelo menos cinco minutos a aquecer as articulações e pernas.
- Corra progressivamente. Comece por caminhadas e corridas ligeiras e, após alguns dias, já com alguma rotina, vá aumentando pouco a pouco a distância da distância e intensidade.
- Corra perto da água, onde a areia está húmida, para que o terreno seja mais estável. Assim evitará entorses e não será tão difícil para correr.
- Procure um local com pouca inclinação porque, se faz running numa área inclinada, uma parte do seu corpo trabalhará mais do que a outra e isso pode levar a dores na anca, joelhos ou tornozelos. Dar a volta e regressar na direção contrária para dividir o esforço é uma boa forma para equilibrar a inclinação que existirá sempre na praia.
- Esteja com atenção às marés para evitar que a água atrapalhe o seu treino e estrague uma boa sessão de desporto.
A hidratação e proteção solar são essenciais para correr na praia. Leve um chapéu e óculos de sol para uma maior segurança.
Últimas notícias em esportes
Quais são os benefícios de correr na areia da praia?
É bom correr na praia? Os benefícios são muitos para a sua saúde e, além disso, ajuda a melhorar o seu rendimento desportivo. Quais são os benefícios de fazer running na areia?
- ⬆️Melhora a resistência cardiovascular, ainda mais do que em superfícies duras.
- ⬇️Diminui a tensão musculoesquelética porque é uma superfície mais suave.
- 💪Fortalece os músculos e tensões porque o tipo de superfície é mais imprevisível.
- 🔥Ajuda a queimar mais calorias, pois requer uma maior energia.
É melhor correr na praia com ou sem sapatilhas?
Para muitas pessoas correr descalço na praia é um prazer, mas é necessário perguntar-se se é melhor correr na praia com ou sem sapatilhas.
Correr descalços nesta superfície pode ser arriscado porque aumentam as probabilidades de sofrer uma fascite plantar, sobretudo se não tem experiência, uma vez que a superfície é mais irregular. Além disso, existe sempre o risco de sofrer cortes, arranhões ou golpes com pedras, conchas ou mesmo vidros partidos.
No entanto, se correr sem sapatilhas pela areia da praia é algo que faz regularmente, os seus pés estarão habituados à superfície e nada deverá acontecer.
De qualquer maneira, o mais aconselhável é utilizar umas sapatilhas de running para ter uma maior comodidade e evitar riscos.
Quantas calorias se queima ao correr na praia?
Para queimar calorias, correr na praia é um exercício estupendo. Como dissemos anteriormente, o gasto energético é maior do que numa superfície dura como o asfalto, pois queimará mais calorias a correr à beira-mar do que numa passadeira.
Um estudo do Centro Nacional para a Informação Biotecnológica da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos indica que ao correr pela praia queima 1,6 vezes mais calorias comparativamente a correr na estrada.