Como correr em casa

É possível praticar muitos desportos individuais sem sair de casa, mesmo que viva num apartamento pequeno. Quem está habituado a correr todos os dias precisa desse momento para se sentir em forma e pôr as ideias em ordem. Mesmo que não tenha uma passadeira, pode manter este hábito, não sentirá o vento na cara mas recuperará as boas sensações.

Antes de começar a sessão de running, assegure-se de:

  • Eleger uma hora na qual não tenha interrupções, o momento de correr deve ser só seu.
  • Calce as suas sapatilhas de corrida, desta forma vai se sentir mais cómodo e evita possíveis lesões.
  • Fazer alongamentos para aquecer ancas, quadríceps, glúteos e costas.

zapatilla-running-mujer

Correr em casa com uma passadeira

Se é um dos sortudos que tem uma passadeira em casa, manter o hábito é muito mais fácil. Além disso, notará menos que está em casa e não na rua.

A melhor maneira de simular a corrida ao ar livre é escolher um declive de 1%. Com esta inclinação, fará o mesmo esforço que quando tem a resistência do ar e gastará mais energia.

Correr em casa sem uma passadeira

Se não tiver uma passadeira em casa pode correr, mas terá de variar um pouco os seus hábitos. Antes de começar, certifique-se que tem um espaço livre de obstáculos para que possa concentrar-se apenas em correr

Em apartamentos muito pequenos, onde não é possível ter uma grande área para circular, a opção para não perder o hábito de correr, é fazer exercício sem se deslocar do local. Para correr sem se mexer, só tem de usar as sapatilhas de corrida que mais lhe convêm, e fazer os movimentos de pernas e joelhos que faz quando corre na rua, mas sem se mexer.

zapatilla-running-hombre

Em casas maiores ou mesmo em casas com jardim, pode desocupar uma área em que pode correr com deslocamento. É importante escolher um local na casa onde o chão não escorregue e que não seja um local de passagem do resto das pessoas que vivem consigo. Correr para trás e para a frente, tocar no chão, voltar para a posição vertical e repetir. Para melhores resultados, faça 10 ou 15 repetições à velocidade máxima sem parar.

Exercícios complementares a correr em casa

É muito saudável correr em casa, mas não é o mesmo que correr na rua, pelo que é recomendável realizar exercícios complementares para fortalecer os músculos e não perder a forma.

  • Fortaleça os pés flexionando e estendendo os dedos, realizando rotações ou combinando saltos para a frente, para trás e para os lados.
  • Faça exercícios de cardio como saltos, agachamentos ou stride.
  • Fortaleça braços e pernas praticando burpees, pranchas ou flexões.

A corrida tem muitos benefícios para a saúde, ajudando a baixar o colesterol, aumentar a função pulmonar, fortalecer o coração, perder peso e melhorar a autoestima. Não perca todos estes benefícios só porque não pode sair de casa.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment