Desporto infantil: qual praticar de acordo com a idade?

O desporto é uma peça fundamental no desenvolvimento dos mais pequenos. Quando as crianças começam a praticar exercício desde muito novas obtêm muitos benefícios e, além disso, acostumam-se a incluir a atividade física no seu dia-a-dia. Estes hábitos repercutir-se-ão positivamente na sua vida adulta.

Antes de cair na tentação de matricular os nossos filhos no desporto de que mais gostamos, é preciso avaliar quais são os seus interesses. E, sobretudo, quantos anos têm, uma vez que nem todo o exercício é apto para qualquer idade.

Desportos para bebés

A prática de exercício entre os 0 e os 2 anos é fundamental para reforçar o vínculo com os pais e estabelecer as bases de uma vida saudável no futuro. O mais adequado será optar por realizar atividades suaves que ajudem a desenvolver a motricidade grossa.

A natação é o desporto estrela nestas idades. Estas sessões ajudam os bebés a:

  • Melhorar os reflexos.
  • Aumentar a capacidade pulmonar.
  • Potenciar o aparelho psicomotor.
  • Reforçar as habilidades motoras.
  • Adquirir confiança.

Óculos de natação Tenth para rapaz

Quando a criança se sente cómoda na água, os óculos de mergulho convertem-se no complemento perfeito para evitar que os olhos deles se irritem. Quando começam a gatinhar, as sapatillas de natação evitam que escorreguem e ajudam a que se sintam mais seguros.

Zapatillas de natación Tenth para niña

Nos últimos anos, a prática de ioga tem crescido entre os mais pequenos. O facto de os pais realizarem os movimentos em conjunto com o bebé reforça a ligação pais-filhos. As posturas de que os mais pequenos costumam desfrutar mais são:

  • O cão.
  • A montanha.
  • A cobra.

Fato de treino adidas bos para bebés

Quando são tão pequenos basta vestir-lhes um conjunto cómodo de algodão que lhes permita moverem-se com liberdade.

Desportos para crianças de 3 a 5 anos

No início da idade infantil ainda não se tem as capacidades necessárias para praticar um desporto em equipa ou complexo a nível motor. Afiançar o seu desenvolvimento físico deve ser o principal objetivo nos exercícios que realizem os pequenos de entre os 3 aos 5 anos.

A ginástica oferece grandes benefícios às crianças como, por exemplo:

  • Aprender hábitos saudáveis que incluam a atividade física.
  • Melhorar o sono.
  • Desenvolver habilidades sociais, como ouvir ou seguir instruções.
  • Melhorar a psicomotricidade grossa numa etapa fundamental do seu desenvolvimento.

Escolhe um fato de treino para as aulas de ginástica: uma roupa cómoda com que estarão abrigados e poderão mover-se com conforto.

Fato de treino Tenth para rapaz

A dança é outra das atividades favoritas das crianças pequenas. Pode-se aproveitar o seu gosto pela música para que realizem exercício sem se aperceberem. A dança ajuda a fortalecer os músculos, a aumentar a flexibilidade e a melhorar a coordenação. Os tutus para as aulas de ballet clássico e os conjuntos de leggings e t-shirt cropped para os ritmos mais modernos farão com que se sintam as protagonistas do espetáculo.

Leggings e t-shirt Tenth Mesh para rapariga

Desportos para crianças de 6 a 9 anos

Esta é a idade perfeita para começar a praticar desportos de equipa e para aprender a respeitar as normas, a assumir compromissos, a valorizar o companheirismo e a lidar com a frustração.

Em Portugal, a opção maioritária é o futebol, uma vez que é o desporto mais seguido e os mais pequenos aspiram a chegar a ser como os seus ídolos. Para que o pratiquem sem risco de sofrerem lesões, deve-se eleger as chuteiras adequadas. Nestas idades, umas sapatilhas multissuperfícies são as mais adequadas, já que a superfície em que jogam pode variar de um dia para o outro.

Chuteiras Turf Tenth Titanium TF para rapaz

Apesar do êxito do futebol, muitos são os desportos de equipa de entre os quais as crianças entre os 6 e os 9 anos podem escolher. O basquetebol, o andebol ou o voleibol são opções minoritárias que oferecem grandes benefícios e não sujeitam os mais pequenos a tanta pressão.

Na Décimas colocamos à tua disposição uma grande variedade de roupa desportiva infantil para os acompanhar no seu dia-a-dia, independentemente da atividade que elejam.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment