Cuidar-se no Natal: 10 conselhos imprescindíveis e saudáveis

cuidarse en navidad

Quem nunca engordou alguns quilos no Natal? É uma época de excessos, sobretudo de comida e bebida. Mas, embora possamos pensar que é fácil recuperar o tempo perdido, a verdade é que perder o peso adquirido nas festas de fim de ano pode ser muito difícil! 

 

Se não quer que as comemorações lhe façam mal, tenha em conta estas dez recomendações para o Natal que a Décimas partilha neste artigo. Como cuidar de si durante as férias de Natal? Tome nota!

 

Porquê continuar a se cuidar no Natal?

É muito importante cuidar de si no Natal, tanto do ponto de vista da alimentação e do desporto, como da saúde mental. Afinal, é comum ver as pessoas mais estressadas nesta altura do ano.

É tempo de desfrutar da companhia da família e dos amigos? Sim! Mas isso não significa cometer erros de que se possa arrepender mais tarde. Mas porquê falamos tanto em cuidar de nós próprios no Natal?

 

  • Porque introduzimos alimentos incomuns na nossa dieta e que contêm gorduras, açúcares e sal.
  • Porque o consumo excessivo de álcool é prejudicial para o nosso organismo.
  • Porque é um momento em que nos esquecemos das nossas rotinas de treino e isto dificulta para nos mantermos em forma.
  • Porque negligenciamos o nosso descanso e variamos as nossas rotinas de sono.

Todos estes comportamentos que nos afastam do nosso estilo de vida saudável têm um preço alto. Por isso é tão importante cuidar de nós próprios no Natal.

 

Dicas para se cuidar no Natal

Como se cuidar no Natal, quando tem tantas tentações à sua volta? Aqui estão dez dicas que serão de grande ajuda para si:

1. Não pule refeições

Tente fazer todas as suas refeições diárias, mesmo nos dias mais cheios. Isto irá ajudá-lo a manter as quantidades certas de comida e evitar comer em excesso. E, naturalmente, lembre-se de que as frutas e os legumes continuam a ser grandes aliados.

2. Beba água!

É muito importante manter-se hidratado durante todo o dia. É uma época em que se bebe muito álcool e come-se excessivamente. Se não beber água, o seu corpo sentirá os impactos. O nosso conselho é que beba muita água e evite o álcool tanto quanto possível.

3. Prepare pratos saudáveis

Só porque é Natal, não significa que tenha de abdicar da sua dieta saudável e equilibrada. Regular quantidades, evitar o excesso de gordura e equilibrar os alimentos no seu menu (entradas, prato principal, sobremesa…).

4. Faça exercício

Não perca de vista a sua rotina de treino. Pode até ter menos tempo para isso, mas continua a ser importante fazer exercícios moderados para não perder o ritmo. Fazer desporto é essencial para preparar o seu corpo para os excessos do Natal.

5. Atenção às quantidades!

Parece óbvio, mas só porque é Natal não significa que deve comer o dobro do habitual. Não exagere com as quantidades, especialmente se ingerir alimentos que não fazem parte da sua dieta.

6. Evite os doces

Uma boa sobremesa nunca é demais no fim do ano, certo? Errado! Melhor será não exagerar. Não repita as sobremesas e escolha frutas em vez de doces. Comer roscas e chocolates durante todo o dia é um grande erro.

7. Passeios em família

Quando o exercício se torna difícil, sair para passear pode ser uma boa opção. Desfrute da sua cidade e da sua família enquanto cuida da sua saúde com uma boa caminhada. Não deixe que a comida se apodere do seu corpo!

8. Melhor sem álcool

Já o dissemos antes, mas embora um brinde seja sempre agradável, é melhor evitar ao máximo o álcool – é o seu pior inimigo nesta época festiva!

9. Controle o peso

Não é preciso ficar obcecado com o seu peso, mas convém manter o controlo. Não vale a pena subir à balança ao final do Natal e ver que ganhou quatro quilos. É bom manter o seu peso sob controlo para não engordar muito.

10. Ofereça saúde!

Se for oferecer algo, pense numa forma de melhorar a saúde dos outros. Um relógio inteligente, um casaco para atividades ao ar livre ou um vale-presentes para que a pessoa possa manter os bons hábitos durante todo o ano. Cuide de si no Natal e sempre!

Be Sociable, Share!

Leave a Comment