6 conselhos básicos para correr com calor

O calor é um dos maiores obstáculos que os corredores enfrentam quando treinam durante o Verão. O nosso organismo reage de forma diferente às altas temperaturas e humidade: acelera o aumento da temperatura corporal, a desidratação e a transpiração, ou seja, sobrecarrega a termorregulação do organismo. As consequências causadas por estes aspetos podem ser graves se não forem tomadas as precauções adequadas

1. Mantenha uma boa hidratação

É a regra de ouro. Manter o corpo hidratado antes, durante e após o treino é fundamental para evitar qualquer tipo de perturbação e ajudar o corpo a regular a temperatura. Com o excesso de calor, o nosso corpo transpira mais, o que favorece a perda de eletrólitos e pode levar a um golpe de calor.

É recomendável beber líquidos pelo menos meia hora antes de sair para correr, e também durante a corrida, mesmo que não se sinta com sede. Lembre-se que, independentemente da época do ano, a hidratação é essencial em qualquer desporto, e com o calor muito mais.

2. Evite as horas de maior calor

Tente correr logo pela manhã ou à tarde, quando os raios solares são menos intensos. Vai notar uma grande diferença, especialmente se treinar em zonas urbanas, uma vez que de manhã as estradas ainda não aqueceram. Se não tiver outra escolha senão sair à hora mais quente do dia, tente escolher rotas com áreas com sombra e onde a brisa sopre.

3. Use protetor solar, óculos de sol y chapéu

Proteger a pele do sol é um hábito benéfico em qualquer contexto. Num treino de corrida é essencial utilizar protetor solar, pelo menos 30 FPS e resistente à água, em todas as áreas do corpo expostas ao sol para nos proteger dos raios ultravioletas.

Os olhos também podem sofrer com os raios solares, pelo que é aconselhável usar viseiras, chapéus e óculos de sol de material leve e com lentes especiais com um elevado nível de proteção solar.

4. Cuide dos pés

Todos os corredores reconhecem a importância de cuidar dos seus pés para que não sofram mais do que deveriam. Da higiene à escolha dos sapatos certos, os nossos pés merecem uma atenção especial quando corremos com calor.

Muitas vezes vamos correr com as nossas sapatilhas favoritas sem considerar as consequências que isso pode acarretar. A utilização de calçado de corrida específico faz uma grande diferença na prevenção de lesões no pé e no tornozelo. Escolha calçado que proporcione um amortecimento, resistência e apoio ótimos como as sapatilhas running Adidas Solar Glide 19 para homem ou as sapatilhas running Adidas Edge de mulher.

Zapatillas Running

Escolher umas meias apropriadas também contribuirá para a saúde dos seus pés: meias transpiráveis e resistentes com costura plana para evitar atrito e suportes no arco para maior conforto.

Calcetines Running

 

5. Roupa desportiva transpirável

Evite roupas apertadas e opte por peças soltas em cores claras, que irão refletir melhor os raios solares e o calor e permitir uma melhor transpiração ajudando o seu corpo a regular a temperatura mais facilmente. Calções e T-shirts feitos de tecidos técnicos, leves, respiráveis e de secagem rápida com costuras lisas, oferecem-lhe o conforto e a proteção que procura. Propomos-lhe a nossa t-shirt Nike Dri-Fit Academy ou o top de alças Tenth Go Ahead.

Camisetas de running

6. Conheça os seus limites

É importante estar consciente das limitações das nossas próprias capacidades e reconhecer os primeiros sinais de problemas que podem ocorrer devido ao excesso de calor, tais como insolação ou cãibras. Se sentir náuseas, tonturas, cansaço ou dores de cabeça, reduza a intensidade da corrida ou faça uma pausa e beba líquidos. Lembre-se de que o excesso de esforço pode ter graves consequências para a saúde.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment