Benefícios do body combat: tudo o que precisas de saber

Praticar desporto com música está a converter-se numa tendência nos ginásios, já que em muitos casos ajuda a resistir com maior motivação à alta intensidade das sessões. Portanto, não surpreende que a popularidade de disciplinas como a zumba ou o body combat esteja a aumentar. Neste artigo, vamos explicar-te em que consiste o body combat e quais são os seus principais benefícios. Avisamos-te, desde já, que este é um desporto adequado para qualquer pessoa, independentemente da sua condição física. Pelo que simplesmente já não tens desculpa!

Bienfaits body combat

Em que consiste o body combat

Se a luta e as artes marciais sempre te chamaram a atenção, então certamente o body combat vai conquistar-te logo na primeira aula. Trata-se de uma atividade aeróbica que combina movimentos de diferentes disciplinas – como o karaté, o tai chi, boxe, capoeira ou taekwondo, entre outros – com a música. Desta forma, cada sessão é composta por diferentes coreografias que incluem murros, pontapés no ar e outros exercícios, ao ritmo das músicas mais populares.

A presença da música, sem dúvida, contribui para dar um maior dinamismo às aulas. Mas o melhor de tudo é que, sendo uma prática de alta intensidade, é ideal para tonificar o corpo.

É normal que a primeira aula te deixe completamente exausto e que, algum tempo depois, sintas rigidez e dores em todos os músculos do corpo. Tem em conta que, apesar de parecer que os movimentos são aleatórios, há uma técnica por trás de cada exercício. Mesmo tratando-se de simples murros ou pontapés, todos devem ser executados corretamente para evitar possíveis lesões.

Devido à intensidade que podem chegar a alcançar algumas sessões, esta disciplina não é recomendada para mulheres grávidas e, em geral, para quem tem alguma lesão no joelho ou sofre de artrose.

6 benefícios do body combat

Agora que sabes o que é o body combat, eis que chega a melhor parte: saber quais são os benefícios dessa atividade. Veste a tua roupa desportiva, calça as sapatilhas e prepara-te para a ação! Já verás que os resultados não vão demorar muito a chegar.

1. Ajuda a queimar gordura

Se queres perder peso, o body combat é uma das fórmulas ideais para cumprir com esse objetivo. Só com uma sessão (que geralmente dura pouco menos de uma hora), podes queimar até 800 calorias. Combina o body combat com uma alimentação saudável e equilibrada, e em pouco tempo poderás livrar-te desses quilos extra que tanto te chateiam.

2. Trabalhas o corpo inteiro

Outra das vantagens do body combat é que se trata de uma atividade bastante completa e integral. Ao não estar focada num grupo muscular específico, põe o corpo todo a trabalhar em cada uma das sessões. Para tonificar, é uma opção ideal.

3. Acaba com o stress

Prepara-te, porque em cada aula de body combat vais descarregar muita adrenalina! O teu coração vai palpitar a mil por hora, pelo que já podes ir dizendo adeus ao stress. Depois da sessão, certamente todas as tuas preocupações terão desaparecido.

4. As sessões são muito agradáveis

Existem desportos que, apesar de garantirem ótimos resultados, não são propriamente divertidos. Isso não acontece com o body combat, pois trata-se de uma prática muito dinâmica. E como as sessões são acompanhadas com música, o tempo passa a voar.

5. Favorece a resistência e a flexibilidade

É possível que a primeira aula de body combat te pareça uma tortura, mas aos poucos já verás como podes aguentar com uma sessão completa e com muito mais. Essa disciplina vai ajudar-te a aumentar a resistência física, ao favorecer a capacidade pulmonar. E também ganharás flexibilidade.

6. Melhora a coordenação

Outra capacidade física que melhora com a prática desta atividade é a coordenação. E mesmo se ao princípio não acertas nem uma, com o tempo vais poder acompanhar a aula do princípio ao fim, e executar todos os movimentos que te vão indicando.

Está pronto para treinar? Sempre que praticares body combat, lembra-te de apostar por roupas desportivas transpiráveis, que te ofereçam uma total liberdade de movimento. Dá uma olhada ao catálogo da Décimas, onde encontrarás tudo o que procuras.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment